Como passar em um concurso policial: 4 dicas indispensáveis

concurso policial

Passar em um concurso policial é um grande desafio. Afinal, não basta apenas ter a coragem ou o sonho. Será preciso técnica, postura, conhecimento e ainda outras qualidades para ser aprovado e se tornar, oficialmente, alguém que representa a lei neste país.

Porém, junto ao esforço, vem a recompensa. Isso porque, ao atuar na polícia, você consegue construir uma carreira sólida e estável dentro do serviço público. Dessa forma, que tal conferir algumas dicas sobre como passar no processo seletivo da área? A seguir, selecionamos aquelas que vão ajudá-lo a ficar mais perto da aprovação. Confira!

O que devo saber sobre um concurso policial?

Existem vários tipos de concurso policial no Brasil. Alguns editais abertos oferecem cargos para a Polícia Federal, outros para a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal etc. Cada um deles possui suas especificidades e é preciso ficar atento a cada uma delas para conseguir um bom resultado na processo seletivo.

Contudo, apesar das diferenças, o processo de estudo e dedicação permanece praticamente inalterado para qualquer um dos concursos citados. Tendo isso em mente, as dicas apresentadas nos próximos tópicos podem ser utilizadas para a sua preparação em qualquer certame da área policial na qual esteja interessado.

Como me dar bem em um concurso policial?

Colocando em prática as quatro dicas abaixo, temos certeza que você terá um resultado muito melhor nas provas para as quais se inscrever.

1. Não se esqueça da etapa física

Muitos candidatos são eliminados no teste de aptidão física da polícia, frustrando diversos sonhos. Essa etapa é obrigatória no concurso, por isso penas o conhecimento teórico não é o bastante para lhe dar a posição que tanto almeja.

Dessa forma, quando preparar a sua rotina de estudos, não se esqueça de colocar no planejamento algumas horas para o treino físico. Este consiste em quatro etapas que precisam ser praticadas: barra fixa, impulsão horizontal, natação (50 metros) e corrida de 12 minutos.

Para evitar o desgaste, alterne os dias da semana em que serão realizados os exercícios, permitindo conseguir a resistência necessária para realizá-los no momento da avaliação.

2. Tenha um estudo de qualidade

Passar horas estudando nem sempre é sinônimo de bom aproveitamento. Afinal, vale mais apena duas horas bem aproveitadas do que oito jogadas fora. Sendo assim, organize sua rotina e prepare o espaço para concentrar-se apenas no processo de aprendizagem.

Procure por ambientes tranquilos, com ausência de distrações. Desconecte-se do celular, saia das redes sociais e nada de deixar a televisão ligada. É preciso focar apenas no seu objetivo da aprovação.

Fazer tudo isso em casa é mais difícil, ainda mais se outras pessoas vivem com você. Portanto, sempre converse com seus familiares e conscientize todos de que é preciso respeitar seu tempo de estudos.

3. Procure boas fontes de informação

Isso vale tanto para conhecimentos antigos quanto atuais. Para se passar em um concurso policial, é preciso estar por dentro dos acontecimentos do presente e também de fatos do passado. Sendo assim, o uso de livros, apostilas, videoaulas e cursos online é sempre bem-vindo.

Contudo, sempre verifique a qualidade de cada uma dessas fontes. Converse com professores ou colegas concursandos e peça a opinião deles sobre o material que estiver pensando em utilizar.

4. Descanse

Assim como o esforço é necessário, o descanso e o prazer também são. Realize outras atividades que lhe tragam a sensação de bem-estar. Afinal, é preciso ser saudável tanto de corpo quanto de mente para ser um bom policial.

Outro ponto importante sobre o descanso é que ele refresca o estado mental. Ou seja, quando você voltar aos estudos, não ficará com a sensação de desgaste nem com a percepção de que o aprendizado não está rendendo.

Por mais longo que todo o caminho até a aprovação em um concurso policial pareça, se este for o seu sonho, siga firme em seus objetivos e coloque nossas dicas em prática. Assim, será muito mais simples conquistar essa carreira tão disputada no país.

Conhece outras dicas para ajudar que quer passar nos processos seletivos da polícia? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *