Inglês para concursos: o que esperar das questões na prova?

inglês para concursos

As perguntas das provas de inglês para concursos nem sempre são tão aterrorizantes quanto muitos podem pensar. Claro que, ao depender do edital, elas podem sim ser complexas e cheias de pegadinhas para desestabilizar o candidato.

Dessa forma, é muito importante estar preparado para qualquer possibilidade. Afinal, cada ponto é um enorme diferencial entre a sua aprovação e a necessidade de procurar um novo edital. Pensando nisso, ao longo do texto, vamos apresentar os principais detalhes que você precisa conhecer sobre os testes de língua inglesa cobradas em vários concursos públicos. Boa leitura!

Inglês para concursos e suas perguntas

Caso você tenha um conhecimento básico em inglês e ache que não precisa mais estudar para a prova, saiba que isso é um grande tiro no pé. Para se dar bem na avaliação de conhecimentos sobre a língua inglesa, é preciso muita preparação, revisões e resolução de questões.

Para tornar este caminho mais tranquilo, separamos uma lista do que deve esperar sobre essa matéria.

Inglês para concursos exige boa compreensão de textos

Muitas das perguntas das provas são baseadas em interpretação textual. Dessa forma, é preciso estar muito bem preparado em quesito de vocabulário, pois os assuntos abordados podem ser os mais diversos possíveis. Então, caso você não compreenda algum dos termos apresentados, poderá ter problemas em várias perguntas.

Além disso, na gramática estrangeira, uma única palavra possui vários significados, o que pode dificultar o entendimento de uma frase. Por isso, trabalhe bem a tradução de palavras e a relação contextual em que elas estão inseridas.

Bom resultado na prova necessita que você atualize-se constantemente

Se quiser realizar uma prova em qualquer concurso, estar atualizado sobre os diversos assuntos existentes no mundo é mais do que necessário. E isso fica evidente quando falamos de inglês para concursos.

Afinal, é muito comum que pautas que impactaram todo o globo surjam durante as provas. Então, ter conhecimento prévio sobre esses temas aumenta, e muito, suas chances de compreender melhor o texto, mesmo que não consiga decifrar uma ou outra palavra ali presente.

Leitura atenta das perguntas é fundamental no concurso

Identifique quais questões são relacionadas ao texto dado e sublinhe as palavras-chave. Isso o ajudará a direcionar melhor a atenção para pontos realmente importantes. Além do mais, a resolução da prova torna-se mais rápida, pois você já terá alguma ideia do que está procurando dentro do artigo.

Livros são ótimas ferramentas de preparação de inglês para concursos

Ler obras em inglês é uma maneira de ampliar o vocabulário, compreender um pouco de gramática e aprender a discernir palavras. Sendo assim, busque por materiais variados. Pode ser livros, revistas, artigos ou qualquer outro.

O importe é que seja algo do seu tema de interesse ou um assunto importante para a atualidade. Assim, a leitura irá se tornar muito mais prazerosa, aumentando a compreensão do idioma.

Resolução de questões sobre gramática evita que você caia em pegadinhas

Como comentamos no início do texto, algumas provas apresentam muitas pegadinhas e elas, quase sempre, aparecem na parte de gramática. Por isso, vale a pena fazer simulados e resolver várias questões antes do concurso. Assim, você relembra o conteúdo e fica por dentro de possíveis cascas de banana que possam aparecer.

Bem, como deu para notar, as provas de inglês para concurso não são um bicho de sete cabeças, porém é essencial estudar o assunto com atenção e focar na interpretação de texto para se dar bem na avaliação.

Gostou do artigo de hoje? Compartilhe-o nas redes sociais com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *