Sono na hora de estudar para concurso: como vencer esse desafio

sono na hora de estudar

Enquanto para algumas pessoas é muito simples, para outras afastar o sono na hora de estudar é uma grande dificuldade. Seja por hábitos noturnos, por dificuldade de concentração ou pelo simples fato de achar a tarefa um tédio.

Um bocejo ou uma espreguiçada são comuns durante tarefas que demandem uma grande quantidade de tempo. Porém, quando essas ações passam a atrapalhar, todo o processo de aprendizado torna-se muito mais difícil, o que gera prejuízos.

Neste artigo, você irá obter algumas dicas para manter a concentração e o foco durante a rotina de preparação para concursos. Afinal, um estudo de qualidade é essencial para conseguir a aprovação. Aproveite e boa leitura!

Maneiras de evitar o sono na hora de estudar para concurso

Para conseguir vencer este problema durante o seu período de aprendizado, usar de alguns artifícios são necessário.

1° dica – Durma bem

Sentir sono na hora de estudar é muito comum, principalmente quando estamos falando de um concurso. Isso porque esse é um processo de preparação desgastante, que exige o aprendizado de uma grande quantidade de materiais. Além do mais, o tempo de aprovação em cargos públicos nem sempre é rápido, o que pode gerar desmotivação em longo prazo.

Em meio a tudo isso, sempre haverá aquele dia da semana em não conseguimos aprender tanto ou que estamos mais cansados. Portanto, dormir bem é essencial para evitar esses problemas e, assim, ter mais horas proveitosas de estudo.

2° dica – Ilumine o ambiente

Iluminar bem o ambiente na hora de estudar é algo muito importante. E isso não se dá pelo fato de que precisamos da luz para podermos ver, mas sim por que esta diminui a chance de acabarmos dormindo na cadeira.

Uma prova muito simples da eficácia da iluminação é quando nos encontramos em uma sala de aula. Ao desligar a luz, é muito comum que diversos colegas acabem encostando na cadeira, relaxando e, por fim, dormindo. Isso ocorre porque o corpo entra em um estado natural de descanso quando estamos sob a escuridão.

Logo, manter um espaço bem iluminado faz com que o cérebro entenda que ainda é dia e, assim, mantenha-se desperto e atento por mais tempo.

3° dica –Tire um cochilo

Um cochilo de 20 ou 30 minutos é mais do que bem-vindo durante a rotina de estudos. Afinal, nada é melhor para se combater o sono do que descansar um pouco. E, aliás, isso não torna sua rotina menos eficaz. Até porque, o pequeno período de relaxamento ajuda o cérebro a reter melhor novas informações e manter-se mais concentrado.

Contudo, vale lembrar que o descanso deve ser regrado. Então, crie uma relação de estudo e cochilo, na qual 30 minutos de sono é combinada com 3horas de leitura consecutiva, por exemplo.

4° dica – Tome um cafezinho

A xicara de café é um dos meios mais famosos para se combater o sono. Seja no escritório, na hora de estudar, durante uma aula, entre outras ocasiões, o cafezinho já faz parte da rotina de muitas pessoas.

Contudo, consuma a bebida com moderação. Afinal, quantias exageradas de cafeína atrapalham o sono e podem deixar o corpo mais cansado ao longo do tempo.

Com as dicas fornecidas no artigo, será simples se manter acordado durante seus estudos e adquirir o conhecimento que precisa para passar no concurso público.

E você, utiliza outro meio para evitar o sono na hora de estudar? Compartilhe com a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *