Polícia Federal: conheça a história e as atividades do órgão

Polícia Federal

Quer ser aprovado no concurso da Polícia Federal? Então, além de estudar as matérias do edital, é interessante conhecer os principais detalhes dessa instituição tão importante para o país. 

Pensando nisso, vamos apresentar para você um pouco da história da PF e detalhar as atividades que ela realiza. Assim, fica até mais fácil perceber se trabalhar nesse ambiente é realmente aquilo que deseja. Aproveite e boa leitura!

A história da Polícia Federal

A Polícia Federal tem sua origem na Intendência Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil, instituição criada por D. João VI, em 10 de maio de 1808. Na época, o desembargador e ouvidor Paulo Fernandes Viana foi designado como Intendente Geral de Polícia da Corte.

A partir de então, outras vertentes policiais começaram a surgir no país, uma delas foi a Polícia Civil do Distrito Federal, que funcionava no Rio de Janeiro. Esta, em 28 de março de 1944, foi transformada em Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP), ficando vinculada ao Ministro da Justiça e Negócios Interiores. 

Era de responsabilidade da DFSP realizar:

  • serviços de polícia e segurança pública no Distrito Federal e em âmbito nacional;
  • policiamento marítimo, aéreo e terrestre, este especialmente nas regiões de fronteira.

Também foi estabelecido que as secretarias e departamentos de segurança e chefaturas de polícia dos estados iriam receber orientações da instituição. Isso em relação a assuntos de ordem política e social que estivessem relacionados com a segurança pública do país.

A nomenclatura atual

Ao longo do tempo, o Departamento Federal de Segurança Pública foi ganhando cada vez mais responsabilidades. No ano de 1988, quando foi promulgada a Constituição Federal, o governo criou um inciso exclusivo para listar todas as responsabilidades do órgão. Além disso, ele passou a ser chamado apenas de Polícia Federal.

As atividades da Polícia Federal

No artigo 144, §1º, da Constituição, constam as quatro responsabilidades principais da PF. São elas:

I- “apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;”

II – “prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;”

III – “exercer as funções de polícia marítima, aérea e de fronteiras;”

III – “exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;”        

IV – “exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.”

O peso da atuação do órgão

Como deu para notar, a Polícia Federal tem uma grande responsabilidade no que se refere a garantir a segurança pública do Brasil. Além disso, nos últimos anos, ela teve papel de destaque no combate à corrupção, ao conduzir as investigações da Operação Lava Jato.

Outra função não tão observada pela população, mas igualmente relevante, é o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Em locais distantes dos centros urbanos, é a PF que realiza fiscalização e trava ações contra madeireiros no meio da selva.

Bem, agora você tem uma breve ideia do funcionamento e da história da Polícia Federal. Caso queira trabalhar nesse órgão, saiba que será preciso ter muita disciplina, responsabilidade e dedicação à carreira. Além, é claro, de muito estudo.

Portanto, leia nosso artigo: Técnicas de estudo para concurso: o que funciona para você? e fique mais perto da aprovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *