Concurso para policial federal: quais os requisitos da prova

concurso para policial federal

Sonha em ser aprovado no concurso para policial federal? O primeiro passo para atingir esse objetivo é conhecer os requisitos da prova. Assim, você pode se preparar melhor para o exame e evitar surpresas indesejadas. Por isso, vale muito a pena ler o artigo de hoje. Afinal, ao longo do texto, vamos trazer informações que todo concursando precisa saber sobre o assunto. Siga com a leitura!

Concurso para policial federal: requisitos básicos

Antes mesmo de pensar em fazer a inscrição para trabalhar na Polícia Federal, você precisa observar se atende aos requisitos básicos do órgão. De acordo com o último concurso, cujo edital foi publicado em 2018, os candidatos precisam:

  • ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa;
  • estar em gozo dos direitos políticos.
  • estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
  • estar quite com as obrigações eleitorais.
  • possuir carteira de identidade civil e carteira nacional de habilitação, categoria “B”, no mínimo.
  • ter idade mínima de 18 anos completos na data de matrícula no Curso de Formação Profissional.
  • ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

Concurso para policial federal: requisitos relacionados ao cargo

Atendendo a todos os pontos citados anteriormente, você ainda precisa analisar qual cargo deseja exercer na polícia. O motivo é que, dependendo da opção escolhida, existem outras questões a serem observadas. Nos tópicos a seguir, listamos cada uma delas.  

Delegado

A função básica do delegado é instaurar e gerenciar as investigações policiais, sendo um dos cargos mais concorridos dentro do concurso. Quem quiser tentar uma vaga para essa função deve:

  • possuir diploma superior do curso de Direito;
  • comprovar 3 anos de experiência com atividade jurídica ou policial.

Agente

No concurso para policial federal, o agente é o profissional de campo, que vai às ruas para investigar fatos e combater as infrações penais. O requisito para concorrer ao cargo é apenas:

  • possuir curso superior completo em qualquer área.  

Escrivão

O escrivão é responsável por registrar todos os procedimentos da polícia em documentos. Para se candidatar à função, é necessário:

  • ter ensino superior completo em qualquer área.

Papiloscopista

Nem todos sabem o que é papiloscopista, mas o trabalho desse profissional é extremamente importante dentro da Polícia Federal. Afinal, ele é responsável, entre outras coisas, por executar e coordenar todos os procedimentos de coleta, revelação e armazenamento de fragmentos e impressões papilares. Para atuar na área, é preciso:

  • possuir qualquer curso de nível superior.

Perito

O perito é o profissional especialista, responsável por analisar cenas de crime, materiais, fazer pesquisas técnicas, entre outras coisas. Para trabalhar na função, você deve ter ensino superior completo. O curso, porém, varia dependendo da área na qual deseje atuar.

No concurso de 2018, por exemplo, estavam disponíveis 14 áreas que exigiam diplomas em Engenharia Civil, Ciências Contábeis, Farmácia, Geologia etc.

Concurso para policial federal: requisitos para aprovação

Compreendidos todos os requisitos prévios do concurso para policial federal, é hora de analisar o que é necessário para conseguir a aprovação.

Antes de qualquer coisa, é preciso ser aprovado nas provas teóricas. Depois, você deve passar no exame de aptidão física e seguir para a avaliação médica. O passo seguinte é a avaliação psicológica e, posteriormente, a investigação social.

Passando em todas essas etapas, você segue para o curso de formação profissional, que dura cinco meses, em média. Quem for aprovado no exame final consegue, enfim, ser nomeado servidor público.

O concurso para policial federal é um dos mais concorridos do país. Por esse motivo, ele possui tantos pré-requisitos. Dessa maneira, analise se você atende a cada um deles antes mesmo de fazer a sua inscrição. Depois, prepare-se com atenção para as provas, de modo a aumentar suas chances de conseguir uma boa qualificação para ser aprovado.

Tem mais alguma dúvida que gostaria que respondêssemos? Escreva nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *