Como estudar a lei seca para concursos: 3 dicas eficientes

lei seca

Compreender como estudar a lei seca para concursos é fundamental se você deseja realizar uma boa prova. Afinal, algumas bancas podem ou não cobrar a doutrina, mas todas exigem o conhecimento básico do artigo da lei quando se trata de matérias jurídicas. Portanto, um estudo de qualidade referente à legislação acaba sendo essencial.

Mas, como obter um conhecimento com alto rendimento? Neste artigo, separamos algumas dicas para você que procura meios de aumentar o seu aprendizado e garantir uma boa prova. Aproveite e boa leitura!

Técnicas de estudo da lei seca para concursos

Estar a frente da concorrência é fundamental quando se trata de concursos públicos. Cada ponto a mais pode significar a sua nomeação ou a do outro candidato. Por isso, estudar detalhes dos artigos legislativos é algo essencial para evitar pequenos erros que podem se tornar fatais.

Crie uma rotina de aprendizagem

Foco é a palavra-chave para aprender a lei seca, afinal esse é conhecimento um tanto maçante e que exige a famosa “decoreba”. Sendo assim, para evitar esquecimentos e não cair na procrastinação, separe horários e crie uma rotina de revisão, estudo e exercícios.

Estude a legislação atualizada

Para estudar o texto da lei, você deve utilizar materiais atualizados. Afinal de contas, de nada adiante decorar um artigo para depois descobrir que ele foi vetado ou substituído por outro. Isso, com certeza, fará você se dar mal nas questões da prova do concurso.

Desse modo, para garantir um bom processo de aprendizagem, utilize o Vade Mecum do ano vigente ou baixe o conjunto de atuais no site oficial da Casa Civil – Palácio do Planalto.

Vale lembrar que a linguagem utilizada nos artigos é sempre do mais fino e difícil português. Assim, em caso de desconhecimento de alguns termos ou conceitos,  pare, faça uma marcação de lembrete e, então, procure o significado daquilo que desconhece.

Assim, você será capaz de extrair a informação exata que está sendo dita na lei, entendendo completamente do que a mesma trata.

Conheça a banca

Nada irá lhe garanti uma prova mais tranquila do que conhecer a banca avaliativa com antecedência e entender quais são os pontos mais cobrados pela mesma. Para tal, procure provas antigas e as resolva, observando quais artigos se repetem com maior frequência.

Isso facilita a definição de quais assuntos precisam de mais atenção durante os estudos. Assim, você otimiza seu tempo de pesquisa enquanto aumenta a qualidade do aprendizado.

Pratique a repetição

Enquanto estuda a lei seca para concursos, não se esqueça de fazer revisões de cada um dos artigos. Ou seja, apenas uma leitura não surtirá efeito. É preciso prestar atenção e continuar relendo até que tudo esteja claro e na ponta da língua.

Isso, além de facilitar a fixação, também o ajudará a entender melhor o assunto como o todo, abrindo portas para construir argumentos melhores e desenvolver respostas mais precisas.

A compreensão da lei seca para concursos exige paciência

Não é fácil entender e memorizar artigos de lei por um longo período de tempo. Esse é um processo que exige muita paciência. Porém, ao aplicar as dicas fornecidas ao longo do texto e manter uma rotina focada, é possível potencializar todo o seu aprendizado. Acredite, o esforço que está tendo neste exato momento será um grande diferencial no futuro.

E você, o que acha da lei seca nas questões de concurso? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *