Estudar para concurso na quarentena: como fazer dar certo?

estudar para concurso na quarentena

A pandemia que o mundo está enfrentando pegou todos de surpresa, mudando radicalmente as atividades cotidianas. E aqui está incluída a rotina dos concursandos. Se você for um deles, já deve ter se questionado diversas coisas desde março. Uma delas, com certeza, é como estudar para concurso na quarentena?

Sabemos que existem muitas incertezas neste momento. Fora isso, é necessário adaptar seu cronograma de aprendizagem a um contexto completamente diferente. Todavia, esta não é a hora de “jogar a toalha” e desistir, mas de usar este período a seu favor. E, ao longo do texto, vamos mostrar como.

As vantagens de estudar para concurso na quarentena

Você já sabe dos impactos negativos que o Covid-19 está causando, só que reforçar essas questões não vai ajudá-lo em nada. Muito pelo contrário, só irá aumentar a falta de motivação. Desse modo, foque no lado positivo do panorama atual.

Você não recebe convites para sair

Quantas vezes você não deixou de estudar para assistir a estreia de um filme, viajar com a família no final de semana ou ir na festa do seu amigo? Essas situações, provavelmente, atrapalharam a sua rotina de aprendizagem. Entretanto, elas não ocorrem mais agora e é possível focar seus esforços na preparação para o concurso.

Seus amigos e familiares não ficam chateados por você estar sempre em casa

Com certeza você já ouviu reclamações de amigos e familiares quando recusou algum dos convites citados no tópico anterior. Com a quarentena, isso não é mais motivo de preocupação ou culpa. Afinal, todos precisam ficar em casa. E você pode estudar sem cobranças.

Seu período de preparação tornou-se maior

Outra vantagem da quarentena para quem é concursando é que ela ampliou o período de preparação para as provas. Já que as aglomerações estão proibidas, todos os concursos foram adiados. Então, aproveite esse tempo extra para ampliar seus conhecimentos e fazer revisões.

Dicas para estudar para concurso na quarentena

Como deu para notar, o estudo nesse período de isolamento tem lá suas vantagens. Todavia, se você estiver tendo dificuldades para manter sua rotina, siga as dicas abaixo.

Foque no presente

Não crie suposições sobre o que vai ocorrer no futuro, pois isso tende a deixá-lo ansioso e desmotivado. Foque na situação atual e naquilo que você tem sob controle. Aproveite e leia também o nosso artigo: Estudar em casa: como manter o estímulo em meio à pandemia?

Acompanhe as notícias sobre a pandemia uma vez ao dia

É muito importante acompanhar as informações sobre novos casos do coronavírus, produção de vacina e outras medidas de saúde que estão sendo adotadas. Contudo, sua vida não deve girar em torno disso. Então, escolha um único horário para se atualizar, de preferência depois de concluir sua rotina de aprendizagem.

Faça cursos online

Se você não consegue estudar sozinho para concurso na quarentena, inscreva-se em um curso online. Mesmo que as aulas presenciais ainda não estejam liberadas, isso não quer dizer que seu processo de aprendizagem precise ficar à deriva. Existem vários locais que oferecem um conteúdo estruturado e professores interessados na sua aprovação. O Meu Preparatório, por exemplo, é um deles.  

Busque apoio com outros concursandos

A sensação de solidão é uma das principais queixas das pessoas durante a quarentena e com você, provavelmente, não é diferente. Sendo assim, caso sinta falta de interação na hora de estudar, procure fóruns, grupos no Facebook ou entre em contato com outros amigos concursandos.

Marquem uma hora para revisar algum material, tirar dúvidas ou mesmo desabafar sobre as dificuldades que estão enfrentando. Assim, vocês conseguem dar suporte e motivar um ao outro.

Nós sabemos que não é nada fácil estudar para concurso na quarentena. Entretanto, este texto mostrou que é possível tirar vantagem desse momento e focar ainda mais em seu processo de aprendizagem. Dessa maneira, utilize as dicas citadas para manter a disciplina e motivação. Assim, quando os editais abrirem depois da pandemia, você estará ainda mais preparado para conquistar um cargo público.

Agora, escreva nos comentários qual está sendo sua maior dificuldade em relação aos estudos atualmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *