Estudar em casa: como manter o estímulo em meio à pandemia?

estudar em casa

Muitos concursandos entram em pânico só de pensar em estudar em casa. Afinal, como lidar com as distrações do ambiente familiar? Como tirar dúvidas durante o processo de aprendizagem? Como manter uma rotina?

Sem ter um professor ao seu lado ou a obrigação de ir para um cursinho presencial, muitos candidatos simplesmente sentem-se perdidos. Porém, isso é algo que precisa mudar, principalmente diante do atual cenário em que milhões de pessoas estão vivenciando o isolamento social por conta do coronavírus.

Dessa forma, vamos apresentar dicas do que você pode e deve fazer para não dar espaço ao desânimo e seguir com os estudos. Assim, o sonho da aprovação pública chegará muito mais rapidamente. Então, vamos às informações!

Defina horários para estudar em casa

Quando estamos em casa, é fácil se perder em relação aos horários. Afinal de contas, os momentos parecem todos iguais. Dessa maneira, para evitar cair na armadilha de “daqui a pouco eu estudo”, estabeleça horários específicos para a sua preparação. Assim, você cria uma rotina e foge da procrastinação.  

Converse com seus familiares e peça apoio

Outro desafio de estudar em casa surge na hora de dividir a atenção dos livros com os filhos, os pais, o cônjuge ou qualquer outra pessoa que more com você.

Para evitar perder a concentração de forma recorrente, é essencial ter uma conversa com todos da casa. Explique que determinado horário é dedicado aos seus estudos e, portanto, ninguém deve incomodá-lo. Seja sincero e peça a compreensão e o apoio dos seu familiares.

Escolha ferramentas para evitar distrações

Durante o processo de aprendizagem, você vai precisar fazer pesquisas na internet. Aí, bate aquela vontade de dar uma olhada nas redes sociais, ver um vídeo no YouTube e, de repente, sua produtividade foi para o lixo.

Uma ótima maneira de fugir dessa armadilha é usando ferramentas que evitam os momentos de distração. Duas opções interessantes são:

  • Strict Workflow: extensão do Google Chrome que trabalha com o método Pomodoro e bloqueia alguns sites escolhidos por você;
  • Cold Turkey: esta ferramenta funciona não apenas no navegador, mas no Windows de forma geral, bloqueando sites específicos, programas e aplicativos.

Realize sessões de estudo virtual

Uma forma de aumentar o contato social estudando em casa é por meio de sessões virtuais. Sendo assim, marque um horário com alguns colegas para fazer um chat online. Assim, vocês podem debater sobre uma matéria do concurso e tirar dúvidas.

Procure por cursos online ao estudar em casa

Os cursos online são a opção ideal para estudar em casa. Afinal de contas, você tem acesso a um conteúdo organizado e a videoaulas direto na tela do seu computador. Aqui no site, por exemplo, temos um curso completo dedicado ao concurso de perito médico federal.

Faça exercícios para relaxar a mente

Algumas pessoas ficam estressadas pela falta de contato externo. Para amenizar esse problema, é importante buscar atividades que ajudem a relaxar a mente, diminuindo a ansiedade. Sendo assim, vale a pena buscar programas de meditação, de ioga ou, até mesmo, fazer alongamentos.

Viu como estudar em casa não precisa ser um bicho de sete cabeças? De início, pode até parecer algo complicado, mas basta colocar em prática as dicas apresentadas para notar as vantagens do processo.

Agora, conte para a gente como está sendo sua rotina de preparação para concursos em meio à pandemia. Escreva nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *