Ciclo de estudo para concurso: as melhores dicas para montar o seu

ciclo de estudo

Você sabia que criar um ciclo de estudo é a melhor maneira de se preparar para concursos públicos? Esse cronograma funciona integrando todas as disciplinas cobradas no edital e trabalha com períodos de revisão constantes. Ou seja, é uma ótima forma de conseguir dar conta de um conteúdo programático extenso sem atrasar matérias.

Porém, como desenvolver esse modelo? Caso não faça ideia de como colocar essa estratégia em ação, não precisa entrar em desespero. Afinal, ao longo do texto, vamos trazer ótimas dicas para você fazer seu próprio cronograma. Venha com a gente.

Analise as matérias do seu concurso

Cada concurso tem uma quantidade X de disciplinas listadas no edital. Em alguns casos, elas são bem poucas, apenas quatro ou cinco matérias. Porém, dependendo da prova, esse número pode chegar a 15 ou até mais conteúdos.

Sendo assim, antes de pensar em como vai montar o seu ciclo de estudo, você deve saber quais são as matérias cobradas dentro do certame. Caso este ainda não tenha sido publicado, tome como base a última prova já realizada na área.  

Estabeleça a duração do seu ciclo de estudo

Completado o passo anterior, chegou a hora de verificar qual o tempo de estudos que você tem disponível semanalmente. Aqui, estamos falando apenas do tempo líquido. Ou seja, das horas realmente dedicadas ao processo de aprendizagem, excluindo-se todas as pausas.  

Com esse dado em mãos, é preciso definir a duração do seu ciclo. É importante que ele não ultrapasse o tempo total da semana. Na verdade, o ideal é que seja menor do que esse intervalo. Assim, você pode rodá-lo mais rapidamente.   

Então, vamos supor que, durante a semana, você tenha 30 horas líquidas disponíveis. Isso significa que seu ciclo de estudo pode ter 8h, 15h, 20h etc. Tudo vai depender da quantidade de matérias que precisa estudar.

Encaixe as disciplinas dentro do seu ciclo de estudo

Dentro do espaço de horas que você delimitou para o processo de aprendizagem, divida o tempo que cada matéria terá disponível.

Aqui, é importante considerar seu grau de conhecimento e de dificuldade com os conteúdos. Afinal de contas, para aqueles assuntos mais complicados deve ser disponibilizada uma maior carga horária.

Revise o ciclo  frequentemente

O ciclo de estudo não é algo estático e precisa ser revisto de forma frequente. O motivo é que à medida que você for finalizando os conteúdos de um disciplina, será possível reduzir a carga horária da mesma. A partir daí, deve-se acrescentar novos conteúdos listados no edital para compor o cronograma até que todos estejam dentro do planejamento.

Vale a pena conferir também: Conheça 3 métodos de anotações efetivos para concursos públicos.

A importância do ciclo de estudo em contrapartida ao cronograma tradicional

Agora você já sabe como montar um bom ciclo de estudo para se sair bem no concurso no qual deseja ser aprovado. Porém, queremos explicar por que vale a pena investir nessa metodologia em vez de apostar no cronograma tradicional.

O método de estudo padrão divide a aprendizagem das matérias por dia da semana. Então, vamos supor que você estude direito constitucional na segunda, matemática na terça e português na quarta. Isso significa que demorará uma semana para rever cada uma das disciplinas. Além do mais, se algum imprevisto ocorrer e o impedir de estudar em determinado dia, o conteúdo ficará atrasado. 

Com o ciclo de estudo, esses problemas não ocorrem, pois o processo de aprendizagem não é rígido, o que garante um aproveitamento muito mais dinâmico. Afinal, independentemente do dia, você estuda de modo constante, fazendo revisões regulares.

Bem, depois de aprender tudo o que explicamos ao longo do artigo, que tal começar a criar ainda hoje seu ciclo de estudo?

Aproveite e compartilhe este conteúdo nas redes sociais com seu amigos para ajudá-los a também aderir a essa metodologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *