Sono e aprendizagem: o que você está fazendo de errado?

sono e aprendizagem

Com certeza, você já escutou de muitos professores e leu em vários artigos que perder horas de sono faz parte da rotina de um concursando. Contudo, aceitar essa ideia é o pior caminho a se escolher. Afinal, existe uma relação intensa entre sono e aprendizagem e, ao entendê-la, você ficará muito mais perto da aprovação.

Tendo isso em mente, acompanhe o conteúdo do artigo de hoje. Ao longo do texto, vamos explicar por que dormir é tão importante e como impacta na aquisição de conhecimentos. Venha com a gente.

Sono e aprendizagem: uma combinação essencial

Você sabe quanto tempo da vida passamos dormindo? De acordo com estudos científicos, isso chega a praticamente 1/3 de toda a nossa existência. Sendo assim, já podemos imaginar que algo que ocupa um período tão grande é, de fato, importante.

Na verdade, o sono influencia na alimentação, no sistema imunológico, no controle emocional e, claro, na aprendizagem. Sobre esta última questão, ele afeta a capacidade de raciocínio lógico, a memória e a criatividade para lidar com novos problemas.

Como dormir pode ajudar a aprender?

De acordo com o neurocientista e especialista em sono Matthew Walker, quando estamos aprendendo algo novo, a região do hipocampo é ativada no cérebro. Entretanto, essa área tem capacidade limitada e fica sobrecarregada facilmente. Quando isso ocorre, é mais difícil reter novos dados. E, pior, sua mente tende a apagar algo que acabou de descobrir para inserir uma outra informação no lugar.

Em uma analogia, o hipocampo é uma espécie de pen drive, e o ato de dormir é a transferência de arquivos. Assim, durante o sono, seu cérebro descarrega as novas informações em outras regiões cerebrais e “reseta” o espaço da memória recente. Em resumo, você consegue aprender mais e melhor quando dorme bem na noite anterior.

Além disso, é durante as fases do sono que o corpo consolida os dados recentes, transformando a memória de curto prazo naquela de longo prazo. Desse modo, ter um sono completo depois de estudar, faz com que você não esqueça o que acabou de ler ou assistir. Isso evita aquela sensação péssima de que sua rotina de aprendizagem não está surtindo efeito.

Sono, criatividade e aprendizagem

Criatividade pode ser definida como a capacidade de criar soluções novas para resolver problemas. Quando você está estudando para concurso, ser criativo torna-se uma ótima ferramenta para conquistar a aprovação. O motivo é que se torna mais fácil criar associações entre as disciplinas e entre cada conteúdo e a sociedade. Ou seja, você consegue aprender melhor.

No livro Por que nós dormimos, Walker explica que o organismo desenvolve a capacidade criativa durante a fase REM (mais profunda) do sono. Sendo assim, privar de forma recorrente seu corpo desse momento, prejudica a qualidade e a rapidez do seu aprendizado.

Sono, humor e aprendizagem

Você já reparou que depois de uma noite mal dormida fica mais irritado com as pessoas? Isso não é por acaso. Acontece que o sono também serve como um calibrador dos circuitos emocionais. Traduzindo, a cada noite, o cérebro reajusta níveis hormonais e a atuação de neurotransmissores, deixando seu corpo com uma sensação de bem-estar e com maior capacidade de autocontrole, entre outras coisas.

Porém, uma baixa qualidade de sono impede que esse processo ocorra de forma adequada. Isso faz com que você tenda a ficar mais ansioso, depressivo e desmotivado. Consequentemente, torna-se muito mais difícil seguir e concentrar-se em sua rotina de estudos.

Então, diante de tudo o que apresentamos, fica claro que negligenciar o ato de dormir é péssimo para você que desejar passar em um concurso público. Afinal de contas, ao fazer isso, sua capacidade de aprender diminui, o que significa que dar conta de todo o conteúdo exigido em um edital levará bem mais tempo do que o necessário.

Agora, compartilhe este texto com seus amigos ou colegas que precisam entender melhor a importante relação entre sono e aprendizagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *