Como controlar a ansiedade na pandemia e focar nos estudos

como controlar a ansiedade

Como controlar a ansiedade, principalmente nestes tempos de pandemia? Esse é um desafio complicado, tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta global sobre o assunto. E para as pessoas que estão estudando para concurso público, o problema torna-se ainda maior.

Afinal, a insegurança e o medo sobre o futuro prejudicam a concentração e a memorização. Além, é claro, de atrapalhar sua vontade de manter um ritmo de aprendizagem. Dessa maneira, confira o artigo de hoje. Ao longo dos próximos tópicos, vamos apresentar algumas técnicas para diminuir a ansiedade e, assim, focar no que realmente é importante.

Aproveite e boa leitura!

Como controlar a ansiedade durante a pandemia?

Por sermos humanos, somos naturalmente sensíveis ao ambiente e nos preocupamos com diversas questões externas. Assim, ao nos depararmos com um problema inesperado, como o coronavírus, é normal se sentir perdido e ansioso.

Isso tende a gerar agitação física e psicológica. Assim, taquicardia, respiração pesada, medo, mal-estar e dificuldade para relaxar são sintomas comuns. Quando vivenciados em excesso tornam-se prejudiciais e afetam toda a rotina, principalmente a de aprendizagem. Por isso, seguir as dicas a seguir é muito importante para retomar seu equilíbrio.

Faça atividades prazerosas

A primeira ação que você deve tomar é inserir em seu cotidiano atividades de que goste. Vale fazer ioga, dançar, tomar um café da manhã de forma demora, preparar um banho perfumado etc.

Tudo isso vai ajudar a acalmar sua mente e seu corpo, além de aumentar a sensação de bem-estar. Consequentemente, a concentração para estudar chega de modo mais fácil.

Mantenha uma rotina

Atualmente, as aulas presencias estão suspensas. Assim, não é possível ir até um cursinho preparatório estudar, o que faz com que você tenha que manter a dedicação em casa. É aí que muito candidatos se perdem.

Desse modo, é essencial montar uma rotina bem estruturada. Então, ajuste a hora do café, almoço e jantar, bem como os tempos dedicados ao seu ciclo de estudo. Buscar por cursos online pode ser uma boa nesse caso.

Além do mais, durma em horários regulares e escolha apenas uma hora do dia para se atualizar sobre o coronavírus, de modo a não ser bombardeado pelas notícias.

Pratique a respiração diafragmática

Uma ótima maneira de se acalmar e melhorar sua concentração é fazendo uma respiração consciente. Para tal, inspire contando até 2, prenda o ar contando até 4 e expire contando até 6. Sinta sua barriga inflando como um balão e depois esvaziando por completo. Faça isso até se sentir mais calmo.

Use o sol ao seu favor

Tomar sol diariamente é um remédio natural contra a ansiedade. É isso mesmo, a exposição direta aos raios solares por, pelo menos, 30 minutos aumenta os níveis de serotonina do corpo. Isso tende a melhorar seu humor e aumentar sua disposição para os estudos.

Como controlar a ansiedade: técnica de foco e memorização

Além das dicas anteriores, outra maneira de aumentar seu foco nos momentos de ansiedade é buscar novas formas de estudar. Sendo assim, utilizar técnica como o método Pomodoro, os mapas mentais e a leitura dinâmica podem ser interessantes para seu processo de preparação.

Enquanto estiver estudando, lembre-se também de desligar quaisquer fontes de informação externa. Ou seja, rádios, televisões e celulares apenas trarão mais noticias e podem desencadear novas crises de ansiedade.

Tudo o que apresentamos ao longo do texto vai ajudá-lo a ficar mais calmo e focar no concurso no qual deseja ser aprovado. Porém, mais do que seguir o que mostramos, é necessário ter em mente que a quarentena e a pandemia são situações temporárias.

Dessa forma, a vida em sociedade irá voltar ao seu processo normal em breve. Portanto, você precisa continuar lutando pelos seus objetivos.

Conhece outras maneiras de combater a ansiedade? Então, compartilhe conosco nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *