Como usar a técnica Pomodoro para ser aprovado em concursos?

técnica pomodoro

Você tem problemas para organizar sua rotina de estudos e cumprir todo o seu cronograma? A cada dia, acaba procrastinando atividades e sente que está perdendo tempo com o que não é importante? Então, a técnica Pomodoro será a sua solução!

Venha saber mais sobre essa forma de gerenciamento de tempo e aumente sua produtividade. Temos certeza que isso irá ajudá-lo a se preparar melhor para os concursos. Boa leitura!

O que é a técnica Pomodoro?

Inventada pelo italiano Francesco Cirillo, essa técnica serve para aumentar a eficácia da administração pessoal do tempo, tornando o dia de alguém muito mais produtivo. E, o melhor, seus resultados são quase imediatos.

Ela consiste em fazer pequenas tarefas em espaços de tempo de 25 minutos, tidos como “pomodoros”. Apesar de parecer simplista, seus resultados são surpreendes, sendo um método usado em diversas partes do mundo.

Ao ser colocado em prática, ele alivia a carga de estresse e contribui para a manutenção do foco pessoal. Como resultado, você fica mais concentrado e entrega resultados mais satisfatórios.

Como o método funciona?

Para utilizar a técnica, ou o método,  Pomodoro, você deve escolher uma atividade específica que deseja realizar em sua rotina. Pode ser estudar um capítulo de Direito Administrativo, resolver 50 exercícios de lógica etc.

Feito isso, programe um cronômetro para 25 minutos. Durante este tempo, concentre-se por completo na tarefa que estiver fazendo. Não pare para verificar o celular, conversar com sua família, responder emails, ir ao banheiro, nada.

Caso você lembre de algo que precisa fazer e fique distraído, pegue um papel e anote as ideias. Depois, continue com seu foco até o alarme temporal disparar. Agora, chegou o momento de uma pausa de 5 minutos, que também deve ser ajustada no cronômetro. Tome um café, relaxe e espaireça a mente. Na sequência, o próximo pomodoro começa.

Após quatro ciclos, dê uma pausa longa de até 30 minutos, fazendo algo que o agrade. O cérebro usa esse período de descanso para assimilar as informação aprendidas e descansar.

Siga esse processo até finalizar as tarefas que havia programado. É importante que você anote a quantidade de pomodoros que foi necessária para realizar cada atividade.

A ligação da técnica Pomodoro com os concursos

Quando estamos estudando para um concurso, são necessárias horas consecutivas de dedicação para que o conhecimento seja absorvido em sua máxima qualidade. Na prática, porém, isso nem sempre acontece e os motivos são variados.

Devido à rotina, muitas vezes, a nossa cabeça já está cansada para o estudo. Em outros casos, você apenas se distrai com o celular, as pessoas com quem mora etc. Tudo isso afeta, e muito, seu período de efetiva dedicação.

Todavia, ao aplicar a técnica Pomodoro, as distrações são minimizadas, melhorando seu comprometimento com o período de estudo. Além disso, por ser um método que trabalha com blocos de tempo, seu cérebro acaba evitando a procrastinação. Afinal, aquela única atividade enorme transformou-se em micro desafios.

Bem, chegamos ao final do texto de hoje. Ao longo dos tópicos, vimos o método criado por Francesco Cirillo, que mistura pausas com foco total para melhorar a produtividade. Então, teste fazer uso dele durante sua preparação para os concursos. Temos certeza que será capaz de se dedicar melhor e estimar o quanto de esforço está gastando em cada matéria.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o nas redes sociais com outros concursandos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *