Como conciliar trabalho e estudo para concursos?

como conciliar trabalho e estudo

Como conciliar trabalho e estudo? Quem vive uma dupla jornada, pode sentir bastante dificuldade para dar conta de todas as atividades, principalmente se também estiver estudando para concursos. E, como você está lendo este artigo, certamente, é uma dessas pessoas.

Mas, calma! Com um pouco de planejamento e organização, tudo dará certo. Acompanhe o artigo até o final e saiba como fazer isso dar certo. Boa leitura!

4 dicas de como conciliar trabalho e estudo para concursos

A seguir, selecionamos dicas indispensáveis para quem está atolado de atividades cotidianas e com medo de não ser aprovado em um concurso público.

1. Faça um mapeamento das suas atividades

Quais são as atividades que você realiza ao longo do dia? Pegue um papel e anote todas elas, junto com os horários em que são realizadas. Primeiramente, anote o horário do seu trabalho, depois você coloca as outras tarefas.

Por exemplo, se trabalhar à noite, sobra o horário da manhã e da tarde para organizar os seus estudos. Fazendo esse mapeamento, fica fácil saber quais horários você tem sobrando para ter um estudo produtivo.

2. Aproveite cada minuto do seu dia

Esse é um dos segredos de como conciliar trabalho e estudo para concursos. Procure não desperdiçar nenhum minuto do seu dia. Está no ônibus indo para casa? Então, que tal já ir adiantando um pouco do conteúdo? O mesmo vale para caso esteja no caminho para casa, de carro.

Em ambos os casos, é possível usar audiobooks ou mesmo gravar os assuntos da aula e ir ouvindo ao longo do percurso.

No horário do almoço, você pode assistir a uma ou duas videoaulas enquanto come. Agora, cuidado: nada de deixar de dormir para estudar, combinado? As noites de sono também são importantes para que você fixar o conteúdo.

Criando uma rotina de estudos e aproveitando bem o seu tempo, você conseguirá estudar, trabalhar e ainda sobrará tempo para o lazer.

3. Experimente métodos variados de estudos

Outra dica de como conciliar trabalho e estudo é experimentar vários métodos. Como você dispõe de menos tempo para estudar, precisa ser objetivo e descobrir o melhor caminho para não ficar atrás da concorrência.

Cada pessoa tem uma forma mais eficaz de aprender. O segredo aqui é descobrir qual é a sua para economizar tempo fixar o conteúdo melhor, sem sobrecarga.

4. Se precisar, renuncie

Se você quer mesmo passar naquele concurso, óbvio que não poderá viver uma vida apenas de lazer, não é mesmo? Não estamos dizendo para meter a cara nos estudos e não fazer mais nada da vida. Lógico que não. Lembre-se: equilíbrio é tudo.

Porém, a sua prioridade deve ser a aprovação no concurso. Por isso, quando for necessário, abdique daquela baladinha, do churrasco com os amigos ou da ida ao cinema.  

Além de ser um tempo no qual você poderia estar estudando, esses eventos podem deixá-lo mais esgotado do que o normal. Até se recuperar, muito tempo já se foi e você terá deixado de estudar muita coisa importante.

Agora você já sabe como conciliar trabalho e estudo

Seguindo o que apresentamos, temos certeza que essa dupla jornada vai se tornar mais tranquila. E não se preocupe: você não é o primeiro e nem será o último que precisa equilibrar as tarefas para passar em um concurso.

O importante para ter um bom resultado, além da organização, é manter o foco no seu sonho de ser aprovado. Isso lhe dará forças e motivação para manter sua rotina mesmo nos dias em que estiver mais desanimado.

Agora, conte para a gente como está a sua rotina de preparação. Escreva nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *