Tenho medo de questões dissertativas. O que fazer?

Fazer provas de concurso é um desafio para a maioria dos candidatos, contudo quando as questões são dissertativas o receio é ainda maior. Muitas pessoas ficam com medo, entre outras coisas, de deixar a prova em branco por não conseguirem responder nada ou de perderem pontuação devido a questões gramaticais. 

Caso você também se enquadre no grupo que foge de provas com questões dissertativas, isso vai mudar a partir de agora. Ao longo do texto, vamos apresentar dicas para ajudá-lo a lidar melhor com esse tipo de pergunta e, assim, enfrentar qualquer tipo de concurso. Desse modo, a conquista da aprovação ficará muito mais perto. 

Veja as questões dissertativas como uma oportunidade de se expressar

Nada de encarar esse tipo de questão como um monstro de sete cabeças. Você deve mudar sua perspectiva sobre o assunto para sentir-se mais à vontade com ele. Por isso, veja as perguntas abertas como uma maneira de explicar com suas próprias palavras um determinado conteúdo ou desenvolver argumentos para defender uma ideia. 

Porém, não confunda o que estamos dizendo com apenas dar a sua opinião. As respostas das questões dissertativas de concursos precisam ser impessoais e embasadas em conceitos teóricos, não em “achismos”. 

Trabalhe sua habilidade de leitura

Para escrever bem, você precisa ter um bom hábito de leitura. Assim, fica mais fácil organizar as ideias e usar bem as normas gramaticais. Portanto, selecione livros com assuntos do seu interesse e leia um pouco diariamente, no horário que achar mais interessante. 

Escreva um diário de estudos 

O diário de estudos a que estamos nos referindo é como um resumo de tudo o que você estudou durante o dia. Porém, a intenção não é criar um material bem organizado para revisões posteriores, mas sim exercitar a sua escrita e melhorar a fixação do conteúdo. 

Então, pegue um caderno e todos os dias relate tudo o que aprendeu ao longo do dia. Escreva os capítulos vistos, os assuntos que achou mais difícil, as questões que resolveu etc.  

Aprenda a ser conciso

Escrever leva tempo e você precisa ter isso em mente no momento de fazer a prova. Por isso, leia com atenção o que está sendo solicitado na questão e dê uma resposta objetiva. Ou seja, nada de querer “encher linguiça”.

Veja dicas de ortografia para aplicar nas questões dissertativas

Se estiver com medo de cometer erros ortográficos na hora da prova, anote as suas principais dúvidas sobre o assunto e procure solucioná-las. Pegue uma gramática e estude o conteúdo ou procure informações na internet. Apenas não vá para a prova sem compreender determinado conteúdo de português que possa prejudicá-lo. 

Escreva respostas com embasamento

Como mencionamos anteriormente, toda resposta dissertativa precisa ter embasamento teórico. Sendo assim, nada de colocar “eu acho” no seu texto, pois isso pode resultar em um zero na questão. Para garantir uma boa nota, você precisa usar justificativas de acordo com autores e teorias já consagradas. Nessa equação, sua opinião entra na forma de ligar os argumentos e explicar os conceitos estudados. 

Comece pelas questões dissertativas mais fáceis

Para evitar perder tempo, comece sempre a resolver as questões mais fáceis ou que você está totalmente seguro da resposta. Assim, sobra tempo para se dedicar por completo às perguntas complexas. 

Mantenha a calma

Manter a calma é essencial em qualquer situação, ainda mais em uma prova de concurso público. Desse modo, concentre-se naquilo que você estudou, respire fundo e ponha em prática todos os seus conhecimentos. 

Agora você já pode responder questões dissertativas sem medo. Afinal de contas, todas as dicas que apresentamos ao longo do texto vão ajudá-lo a ter um melhor desempenho quando se deparar com esse tipo de pergunta.  

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo. Queremos saber a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *