Como se preparar para responder questões de múltipla escolha?

A forma mais comum de avaliação em concursos públicos é por meio do uso de questões de múltipla escolha. Porém, enquanto muitas pessoas gostam desse modelo, outras tantas acham que ele acaba confundindo os candidatos e induzindo ao erro.  

Bem, qualquer que seja a sua opinião sobre o caso, o fato é que é preciso muita preparação para resolver de forma adequadas as perguntas de múltipla escolha. Então, vamos apresentar algumas dicas eficazes para você ter um melhor aproveitamento na hora da prova. Venha conferir! 

Analise o que está sendo pedido nas questões de múltipla escolha

No meio da tensão da prova, muita gente acaba não prestando tanta atenção ao que o enunciado está pedindo. Isso é um grande problema e a causa de muitas respostas erradas. Sendo assim, analise com cuidado cada questão. 

Afinal, algumas perguntas exigem que você marque uma resposta errada, outras pedem a alternativa correta e há também aquelas com trazem outros direcionamentos específicos. 

Treine sua habilidade de leitura

Saber interpretar texto é essencial em qualquer matéria e não apenas nas questão de português. Por isso, treine a sua habilidade de leitura. Desse modo, você vai entender melhor o que cada pergunta está pedindo e conseguirá fazer a prova mais rapidamente. 

Conheça a banca do concurso 

Cada banca tem um estilo próprio para elaborar questões de múltipla escolha. Algumas trazem alternativas diretas, outras criam perguntas maiores. Há também aquelas que buscam uma resposta mais próxima do texto de lei e as que pedem uma interpretação da doutrina. Outras bancas, ainda, trabalham com o sistema em que uma questão errada anula uma certa. 

Por tudo isso, é importante conhecer a banca do seu concurso. Assim, você consegue se preparar para o estilo de abordagem que precisa. 

Elimine as questões de múltipla escolha que estão erradas

Quando estiver em dúvida em uma questão, comece sempre eliminando as alternativas que estão erradas. Isso restringe as possibilidades de resposta e ajuda você a analisar melhor os detalhes das possibilidades que restaram.

Pule a questão que não sabe

Não passe vários minutos remoendo uma mesma questão. Isso só vai deixá-lo cansado e estressado, além de fazê-lo perder tempo. Caso não consiga encontrar a alternativa certa depois de dois ou três minutos de reflexão, apenas pule a pergunta e continue a prova. Depois de um tempo, retorne para os problemas que não conseguiu responder. 

Grife palavras que podem gerar confusão

Algumas questões contém as famosas “cascas de banana”. Então, para evitar cair nessas armadilhas, marque as expressões que podem indicar pegadinhas. Como exemplo temos as expressões “nunca”, “sempre”, “todos” etc. 

Reflita sobre a resposta das questões de múltipla escolha antes de ler as alternativas

Quando ler uma pergunta, pense em qual seria a resposta para ela. Somente depois disso, confira as alternativas listadas. Isso evita que você se confunda com alguma informação extra que apareça na questão. 

Como deu para notar, é preciso estar atento a vários detalhes na hora de responder questões de múltipla escolha. Afinal, mesmo mais rápidas de resolver, elas podem gerar dúvidas ou serem mal interpretadas, acarretando no erro. Por isso, fique atento a tudo o que explicamos e arrase respondendo as perguntas dos concursos públicos. 

Caso conheça outra estratégia útil para acertar questões de múltipla escolha, conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *