Atualização do Concurso CNU Professores! Foi publicada a portaria nº 96/2025 que trata sobre a aplicação da prova e os objetivos do Programa Mais Professores.
O Governo Federal lançou no começo de Janeiro de 2025, o programa “Mais Professores” prevê impactar até 2,3 milhões de profissionais da educação e 47,3 milhões de estudantes.
O programa permite que os estados e municípios usem da Prova Nacional Docente (PND) como etapa única e/ou complementar para seleção de seus editais na admissão de docentes. Tendo o INEP como banca organizadora.
Índice
- Etapas do Concurso
- Sobre o CNU
- Principais Datas
Etapas do Concurso CNU Professores
A PND será realizada através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, sendo composta por:
- Componente de Formação Geral: comum a todas as licenciaturas: formado por 27 questões de múltipla escolha, com o objetivo de avaliar a compreensão de temas essenciais à prática pedagógica, contextualizados pela legislação educacional e pela realidade cultural brasileira.
- Componente Específico: voltado para cada área de licenciatura: é formado por 37 questões, sendo 36 de múltipla escolha e uma discursiva.
Principais datas
Eventos | Datas |
Inscrição no SIMEC | 12/02 a 17/04 |
Cadastro do edital de seleção pelos entes federativos | 1/03 a 25/06 |
Inscrições para a prova | 30/06 a 11/07 |
Aplicação | Novembro de 2025 |
Resultados | Janeiro de 2026 |
Sobre o CNU Professores
O CNU Professores (Concurso Nacional Unificado para Professores) não teve o anuncio oficial, mas tem previsão para a prova ser realizada em Novembro. Recentemente o Governo Federal criou Prova Nacional Docente (PND), que será anualmente e deve ajudar com a reposição de vagas para professores no país.
O programa Mais Professores permitirá que os estados e municípios utilizem da PND para o processo seletivo para a contratação de docentes na rede pública.
O processo começará com a abertura de um prazo estabelecido pelo MEC para que os estados e municípios desmontem interesse em participar da PND. Após aderir a seleção, as redes de ensino publicam os editais dos concursos, publicando as informações complementares.
Além disso, o secretário de Gestão de Pessoas do MGI poderá ofertar mais de 3 mil vagas imediatas para o Concurso CNU Professores 2025. O governo federal espera que o concurso ofereça mais 3 mil vagas, mas o quantidade exata ainda não foi fechada.
Principais datas
Com o objetivo de preencher vagas no cargo de docente em todo o país. Veja as principais datas:
- Inscrição no SIMEC: 12/02 a 17/04
- Cadastro do edital de seleção pelos entes federativos: 1º/03 a 25/06
- Inscrições para a prova: 30/06 a 11/07
- Aplicação: outubro/novembro 2025

O MEC iniciará o processo estabelecendo um prazo para que estados e municípios expressem seu interesse em aderir à PND. Após a adesão, as redes de ensino lançam os editais dos concursos, especificando as etapas do processo seletivo.
Os editais indicarão se a nota da PND será o único critério de seleção ou se haverá etapas adicionais, como provas práticas.
Em seguida, os candidatos devem se inscrever na Prova Nacional Docente pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde será divulgada a lista das redes que aderiram ao programa.
