Estudar para concurso com crianças em casa: o que fazer

crianças em casa

Estudar com crianças em casa é um grande desafio. Seja você irmão, cuidador ou ainda o próprio pai ou mãe responsável pelos pequeninos, este é um cenário que muitos procuram evitar devido à grande quantidade de distrações envolvidas. Porém, apesar dos empecilhos, é possível sim obter um aprendizado de qualidade.

Para que isso seja alcançado, no entanto, será preciso por em prática algumas medidas. E, neste artigo, você vai conferir formas de lidar com as crianças sem descuidar da sua preparação para os concursos públicos. Aproveite e boa leitura!

Como estudar com crianças em casa?

Ainda que os pequeninos sejam um motivo de alegria nas famílias, eles exigem muita atenção, o que atrapalha o processo de estudo dos adultos. Por isso, usar estratégias é algo essencial para lidar com a situação.

Saiba dividir bem o tempo

Lidar com o emprego e a família já é uma árdua tarefa, imagine então quando se adiciona o estudo à lista. A situação parece impossível de resolver, certo? Porém, apenas parece. Afinal, o que você precisa fazer é criar uma rotina com horários bem definidos para não perder o foco na preparação pública.

Sendo assim, defina uma quantia X de horas do dia para se dedicar às crianças (brincar e fazer atividades com eles) e outro período apenas para concentra-se no processo de aprendizagem.

Encontre um local mais tranquilo para estudar

Estudar em ambientes de passagem, como a sala ou a cozinha, vai atrapalhar seu processo de concentração. Isso porque os pequenos sempre estarão movimentando-se no local e fazendo barulho.

Desse modo, selecione um espaço mais tranquilo da casa, como o quarto para se dedicar aos concursos. Assim, você consegue fechar a porta e manter-se focado nos assuntos que precisa, “esquecendo” do mundo lá fora por determinado período de tempo.

Faça acordos com os pequenos

Antes de iniciar a sessão de estudos, faça um acordo com as crianças. Prometa algum doce a elas ou diga que vai assistir a um filme caso se comportem enquanto você estiver ocupado. Isso fará com que fiquem quietas por um período maior de tempo.

Não se esqueça, porém, de fazer pequenas pausas a cada 50 minutos de estudo. Isso é importante para relaxar a mente e também uma forma de dar uma conferida nas crianças, a fim de garantir que tudo está certo com elas.

Outro acordo interessante é chamá-las estudar com você. Afinal, muitos pequenos querem passar mais tempo os pais. Logo, integrá-los à sua rotina e fazê-los perceber o quão importante é o que você está fazendo, fará com que eles tenham uma sensação de responsabilidade e felicidade.

Percebe como é possível estudar mesmo tendo crianças em casa?

Depois de acompanhar o texto, você deve ter percebido que não é o fim do mundo ter que estudar tendo crianças em casa. As dicas que apresentamos, com certeza, vão facilitar esse processo e deixar a rotina muito mais tranquila. Afinal, com paciência, é possível equilibrar tudo, mantendo tanto o convívio familiar quanto seu processo de aprendizagem.

Compartilhe este artigo com seus amigos ou colegas nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *