Como fazer anotações de estudo realmente eficientes?

Quem está se preparando para concursos públicos, sabe como as anotações de estudo são importantes. Porém, quando elas são, de fato, eficientes? É mais do que comum vermos colegas criando notas enormes que mais parecem a cópia do livro que estão lendo. Outros, preocupam-se tanto com a aparência que o caderno terá que demoram horas montando o conteúdo. 

Nas situações citadas, as anotações deixam de ser um ponto positivo e acabam atrapalhando o processo de aprendizagem. Por isso, vamos dar dicas incríveis para quem quer criar apontamentos que, realmente, funcionem. Venha com a gente!

A forma de escrever anotações de estudo: manual ou online

Atualmente, as pessoas estão escrevendo cada vez menos e digitando cada vez mais. Contudo, na hora de criar anotações de estudo, vale a pena optar pelo processo manual. Isso porque é cientificamente comprovado que o ato de desenhar as letras ajuda na fixação do conteúdo. Algo que não ocorre quando simplesmente clicamos em um botão no computador ou no celular.

O processo de criar anotações de estudo 

Nos tópicos a seguir, selecionamos oito passos para desenvolver notas eficientes e de modo bastante simples. 

1. Compreenda bem o assunto que está estudando

Nada de ler pela primeira vez um assunto e sair fazendo apontamentos sobre ele. Antes de resumir algo, você precisa entender o conteúdo e, a partir de então, selecionar apenas aquilo que é mais importante para o aprendizado.

2. Não copie o texto que está nos livros ou apostilas

Suas notas devem ser escritas por você, com as suas próprias palavras e observações. É assim que se aprende. Desse modo, nada de copiar trechos das apostilas ou dos livros que estiver lendo. Porém, para conseguir escrever algo autoral é preciso seguir à risca o tópico anterior. 

3. Crie notas aos poucos

Fazer anotações de estudo dá trabalho, por isso elas devem ser criadas aos poucos. O ideal é escrevê-las por capítulos, sem acumular muitos assuntos. Desse modo, você consegue se concentrar no que estiver resumindo sem perder muito tempo. 

4. Use canetas de cores diferentes

Cores diferentes de canetas ajudam a destacar informações dentro das suas notas, o que deixa muito mais fácil a compreensão do conteúdo. Por isso, explore outras possibilidades além da caneta azul. 

5. Use palavras-chave

Sempre opte por inserir palavras-chave nas suas notas. Isso ajuda você a se lembrar de assuntos importantes sem a necessidade de criar resumos extensos e improdutivos. 

6. Anote o local original do conteúdo

Sempre que fizer uma anotação coloque ao lado dela a fonte original do conteúdo, incluindo nome do livro ou da apostila e número da página. Assim, caso na hora de relar as notas surja alguma dúvida extra, você pode ir direto para o material base esclarecê-la. Do contrário, perderia um bom tempo procurando pela informação. 

7. Faça associações

Associações são ótimas formas de memorizar um conteúdo. Portanto, na hora de criar suas anotações de estudo, escreva algo que o ajude a lembrar de um dado importante mais facilmente. Isso pode incluir uma situação específica, uma piada, uma imagem, uma música etc.  

8. Foque no conteúdo e não na aparência

O importante em relação aos seus apontamentos é que eles tenham um bom conteúdo para você estudar para a prova do concurso público. Sendo assim, aquelas imagens super certinhas de anotações do Pinterest podem até ser bonitas, mas não o farão ser aprovado.  

Diante de tudo o que apresentamos, temos certeza que será bem mais simples criar anotações de estudo. Afinal, agora você já sabe, entre outras coisas, que os apontamentos devem conter informações curtas e elaboradas com suas próprias palavras.  

Caso tenha gostado do post de hoje, compartilhe-o nas redes sociais com outros concursandos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *