Técnicas de estudo para concurso: o que funciona para você?

técnicas de estudo para concurso

Você quer ser aprovado em um cargo público? Então, precisa aumentar ao máximo sua produtividade e capacidade de aprender. Para ajudá-lo a fazer isso de forma eficiente, selecionamos algumas técnicas de estudo para concurso que vão fazê-lo chegar mais perto da nomeação. Sendo assim, se quiser ver seu sonho virar realidade rapidamente, siga com a leitura!

As principais técnicas de estudo para concurso

A seguir, estão quatro técnicas extremamente eficientes e fáceis de serem colocadas em prática.

Resolução de exercícios

Resolver exercícios é uma das melhores formas de estudar para concurso público. Isso porque eles ajudam você a verificar o conhecimento aprendido e também a treinar para o momento da prova. Afinal de contas, exames com 50, 80 e, às vezes, mais de 100 questões são extremamente cansativos. Então, é preciso preparar o corpo e a mente de forma antecipada para lidar com esse momento.

Aproveite e confira o nosso post “Como se preparar para responder questões de múltipla escolha?

Associações mentais

Para conseguir memorizar tantos assuntos de uma única vez, você deve usar e abusar da criatividade. Para tanto, invista em associações mentais. Isso significa relacionar informações com situações engraçadas ou inusitadas, com palavras diferentes, com pessoas etc.

Também é possível criar acrônimos, que são espécies de siglas em que cada letra representa algum conceito ou ideia. Como exemplo, podemos citar o ECA, que significa Estatuto da Criança e do Adolescente.

Autoexplicação de um conteúdo

A melhor forma de aprender algo é explicando. Sendo assim, depois de estudar um conteúdo, dê uma espécie de aula para si mesmo. Apresente, com as suas próprias palavras, todos os conceitos aprendidos e grave essa explicação. Desse modo, você pode ver os vídeos para revisar o assunto posteriormente, algo que será bem mais prático e facilmente assimilado.

Fichamento textual

O fichamento é um tipo de resumo bem organizado sobre o assunto que você acabou de estudar. Ele é importante para desenvolver o processo de memorização e deve ser feito, preferencialmente, à mão. Isso ajuda o cérebro a reter as informações e também diminui a quantidade de leitura que será preciso fazer posteriormente, durante as revisões.

Porém, lembre-se que para realizar o fichamento, é necessário ter feito um estudo aprofundado do conteúdo. Apenas assim, você conseguirá filtrar as ideias principais do material e descrevê-las com as suas próprias palavras. Afinal de contas, não se deve copiar os conceitos apresentados na apostila ou no livro, a menos que sejam citações diretas ou texto de lei.

Por que conhecer técnicas de estudo para concurso é importante

Estudar para concurso exige muita dedicação dos candidatos. Afinal de contas, o conteúdo exigido em muitas provas é extremamente longo e o índice de acertos precisa ser quase de 100%. Em alguns casos, você precisa desenvolver, em poucos meses, conhecimentos que correspondem a quatro anos de graduação.

Dessa maneira, é necessário maximizar sua capacidade de aprendizagem para dar conta de tudo isso. Apenas assim, será possível conquistar a tão sonhada aprovação pública. Portanto, não deixe de colocar em prática cada uma das técnicas de estudo para concurso que apresentamos ao longo deste artigo. Com certeza, elas vão ajudá-lo ser mais produtivo em seu rotina.

Caso conheça outras técnicas interessantes, compartilhe-as conosco aqui nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *