Quer ter estabilidade financeira? Veja por que concursos são uma boa opção

Ter as contas equilibradas, sair do aluguel e ainda possuir dinheiro livre para cultivar pequenos luxos, como viajar e ter carro próprio. Essas são características de quem possui estabilidade financeira. Porém, apesar de ser um sonho de muita gente, não é algo fácil de se conseguir, principalmente no cenário atual. 

É por isso que muitas pessoas estão indo em busca dos concursos públicos. Mas, afinal, por que eles são assim tão vantajosos? Você sabe? Bem, é isso que vamos explicar ao longo do texto. Então, não perca tempo e siga com a leitura!

Estabilidade financeira no serviço público

Dentro da estrutura que envolve a atuação profissional no serviço público, três são os fatores que garantem estabilidade financeira.  

O salário dos servidores

A maior parte dos salários em concursos públicos é acima da média de mercado, principalmente para quem tem nível médio e superior. Na verdade, nos concursos mais concorridos, como tribunais, Receita Federal e Ministério da Fazenda, a remuneração pode passar dos R$ 20 mil, dependendo do cargo. Ou seja, é um ótimo valor para colocar as contas em dia, certo?

Além do mais, quando se fala em salário, você não deve levar em conta apenas o vencimento básico, mas também as gratificações e bonificações. Isso porque ambas podem aumentar, e muito, o valor do pagamento final. 

A permanência no emprego

Para ter estabilidade financeira, você precisa ter renda constante para planejar seus gastos. Afinal, de nada adianta ganhar R$ 20 mil em um mês e não receber nada no mês seguinte.  Sendo assim, uma demissão inesperada pode fazer com que você desorganize todas as suas finanças. 

E é aqui que as pessoas concursadas têm outra vantagem: elas possuem estabilidade no emprego. Essa é uma garantia constitucional que dá ao servidor estatutário o direito de permanência no emprego, independentemente do cenário econômico ou político no país. Em resumo, ele não pode ser demitido, a não ser em casos extremamente graves, como crimes contra a Administração.   

A função comissionada

Outro fator que contribui para a estabilidade financeira do servidor é a função comissionada. Ela nada mais é do que uma função de chefia que o funcionário desempenha por um período temporário e que aumenta o valor do salário final. Ou seja, é um ganho na remuneração que pode fazer toda a diferença nas contas da casa. 

Estabilidade financeira, concurso público e facilidades de crédito (h2)

Além de todas as vantagens financeiras que o servidor possui dentro da Administração Pública, ele também tem vantagens na iniciativa privada. Isso porque fica muito mais fácil conseguir crédito no mercado com juros baixos e ótimas opções de parcelamento.

Afinal, os bancos e as financiadoras sabem que o risco de inadimplência é quase nulo com opções consignadas. Então, quem está com alguma dívida ou passando por uma situação inesperada, pode recorrer ao crédito externo para colocar as finanças em dia. 

Bem, como deu para notar, o concurso público oferece diversos benefícios que ajudam o funcionário a conseguir a tão sonhada estabilidade financeira. Entre eles estão os bons salários e a garantia de permanência no emprego. 

Sendo assim, se quiser ter uma vida mais tranquila em termos de dinheiro, seguir uma carreira pública pode ser uma ótima estratégia. 

Caso tenha gostado do artigo de hoje, compartilhe-o nas redes sociais com seus amigos e familiares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *