Conheça as principais bancas de concurso em atuação no Brasil

Se você for um concursando iniciante, talvez ainda não saiba. Porém, conhecer as bancas de concurso que existem no país é quase tão importante quanto o processo de estudo das matérias. O motivo é que cada organizadora tem um estilo de prova e uma forma específica de cobrar o conteúdo. 

Então, para se sair melhor no exame e conquistar a aprovação de forma rápida é importante entender a forma de trabalhar de cada uma delas. Boa leitura! 

Bancas de concurso mais difíceis

As três bancas abaixo são as mais temidas pelos concursandos, afinal elas tendem a elaborar questões complexas ou criar pegadinhas que aumentam a chance de erro dos candidatos. 

CEBRASPE

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos é conhecido pela sigla CEBRASPE, anteriormente chamada de CESPE. Essa é uma banca cujas questões prezam pela contextualização, o que significa que você precisa ter uma boa interpretação de texto para analisar as alternativas. Além disso, as pegadinhas são constantes. 

Quem faz provas do CEBRASPE também não deve chutar as respostas, pois a cada alternativa errada, uma certa é anulada. Sendo assim, é preciso estar bem preparado para conseguir a aprovação. 

Provas que realiza: Banco do Brasil; Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil etc. 

FGV

Uma das bancas de concurso mais conhecidas é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em geral, as provas dessa organizadora são bem longas, com textos que exigem muita interpretação. As questões de português que elabora prezam bastante pela gramática, e as perguntas relacionadas a Direito focam em casos práticos e na lei pura. 

Provas que realiza: Defensoria Pública, IBGE, prefeituras, OAB etc. 

ESAF

A ESAF, ou Escola de Administração Fazendária, é uma banca que sempre cria perguntas complexas e com alternativas extremamente longas. Sendo assim, já vá para a prova sabendo que será cansativa. As perguntas relacionadas à área de Direito cobram, quase sempre, o texto da lei, por isso é importante decorar cada artigo listado no edital. 

Também fique atento às armadilhas apresentadas, pois os organizadores costumam mudar apenas algumas palavras ou termos para confundir os candidatos. 

Provas que realiza: Controladoria Geral da União, Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Ministério Público etc. 

CESGRANRIO

A Fundação CESGRANRIO tem origem em uma associação intitulada Centro de Seleção de Candidatos ao Ensino Superior do Grande Rio. Atualmente, ela é uma das bancas de concurso mais conhecidas do Brasil. Seu estilo de questões é bem direto e objetivo, mas conta muito com gráficos e imagens, o que exige interpretação dos candidatos. 

Provas que realiza: Petrobrás, Liquigás, bancos, IBGE etc. 

Bancas de concurso mais tranquilas

Não é que as bancas a seguir tenham provas fáceis, mas produzem um material mais objetivo, o que não causa grandes estresses em que estudou. 

FCC

A FCC representa a Fundação Carlos Chagas e traz questões com perguntas bem diretas. Em geral, não são provas cansativas e nem com pegadinhas. Porém, é preciso ter bons conhecimentos de gramática nas provas de português e conhecer o texto literal da lei nas provas de Direito. As questões também não mudam muito de um concurso para outro, então pegar provas antigas é ótimo na hora de estudar. 

Provas que realiza: Sistema Único de Saúde, Tribunal Regional Federal, prefeituras etc. 

VUNESP

A sigla VUNESP significa Vestibular da Universidade Estadual Paulista, porém ela não realiza provas apenas para quem está entrando no ensino superior. Os concursos da banca são para órgãos diversos e possuem um estilo mais simples. Ou seja, têm enunciados claros e alternativas curtas. 

A principal dificuldade desta organizadora é que ela tende a cobrar todo o conteúdo listado no edital. Sendo assim, ter se preparado com antecedência é essencial. 

Provas que realiza: Detran, Polícia Civil, prefeituras, tribunais etc. 

Como deu para notar, cada organizadora tem sua própria forma de avaliação. Por isso, na hora de estudar, sempre procure questões da banca que está gerindo o seu concurso. Desse modo, suas chances de conseguir uma boa colocação na prova tornam-se muito maiores. 

E então, qual das bancas de concurso apresentadas está organizando o edital para o qual você está se preparando? Conte para a gente aqui nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *