Conheça 3 métodos de anotações efetivos para concursos públicos

Todo concursando sabe que é essencial estudar muito para ser aprovado em um concurso público. Sendo assim, temos certeza que na sua bancada tem vários cadernos com resumos, bem como apostilas e livros com diversas marcações. Porém, será que os métodos de anotações que você está utilizando nesses materiais são, de fato, eficientes?

Hoje, vamos lhe apresentar as três principais técnicas para tomar notas de forma mais eficiente e, assim, melhorar seu aprendizado. As duas primeiras são ideais para uso quando você estiver vendo uma videoaula ou uma aula presencial. A outra é indicada para as anotações feitas durante a leitura. Venha saber mais!

Métodos de anotações para o momento da aula

Durante as aulas, os professores apresentam uma grande quantidade de informação e é complicado compilar todos aqueles dados no caderno sem perder conteúdo. Para evitar que isso ocorra, os métodos de anotações mais indicados são o Cornell e o das sentenças curtas. 

Método Cornell

Este modelo sistematiza as anotações, garantindo velocidade. Além disso, não precisa ser passado a limpo posteriormente, o que evita o retrabalho. 

Como fazer

Divida a folha do caderno em três partes, sendo duas verticais e uma horizontal. Na área da esquerda, escreva o assunto que está sendo estudando e liste os tópicos gerais abordados na aula. Na margem direita,  pontue palavras-chave que o ajudem a lembrar do conteúdo, escreva exemplos que o professor tenha dado e faça associações.  

Na aba horizontal, faça um pequeno resumo do que você entendeu, efetivamente, da aula. Vale a pena anotar possíveis dúvidas que podem ser esclarecidas depois. 

Sentenças curtas

A técnica das sentenças curtas é ideal para aulas que possuem um conteúdo muito denso ou para quando o professor tende a falar muito rápido.

Como fazer

Você vai criar apenas frases para lembrar de um fato que foi mencionado, um pensamento ou um tópico da aula. É preciso ser objetivo e colocar no papel apenas a ideia principal de cada informação. Lembre-se também de que cada sentença precisa estar em uma linha separada. E depois tudo precisa ser passado a limpo.

Métodos de anotações para resumir livros ou apostilas

Quando você está tomando notas durante a leitura de um livro ou uma apostila, não precisa se preocupar com o tempo. Afinal, a informação não vai se perder depois de alguns minutos e é possível refletir sobre ela durante o período que precisar. 

Sendo assim, você pode trabalhar com métodos de anotações mais elaborados, que exigem uma análise crítica. 

Mapas mentais

Os mapas mentais são ótimos métodos de anotações para pessoas mais visuais. Isso porque trabalha com cores, imagens e estruturas gráficas para ajudar a interligar os assuntos.

Como fazer

De forma geral, você vai colocar a palavra-chave do assunto estudado no centro da folha do caderno. A partir daí, é só puxar linhas de informações. As que ficam próximas do centro são as mais relevantes, as mais distantes representam conteúdo complementar. 

Essas informações podem ser representadas por frases, desenhos, recortes de revista ou qualquer outro item que ajude na memorização. Também é importante usar cores diferentes para cada nível do seu mapa e fazer marcações das ideias centrais. 

Bem, esses foram os três métodos de anotações mais indicados para concursandos. Como deu para notar, eles são fáceis de serem colocados em prática e prometem ser bastante úteis. 

De qual das técnicas apresentadas você mais gostou? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *