Concursos da polícia: descubra se você tem o perfil certo para a área

A cada ano, milhares de vagas são abertas nos concursos da polícia, o que inclui Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Científica, Polícia Rodoviária Federal, entre outras. E cada vez mais candidatos buscam a aprovação nesses certames, quase sempre atraídos pela estabilidade e os altos salários. Contudo, será que trabalhar na área policial é mesmo a escolha certa para todas as pessoas? 

No artigo de hoje, vamos listar as principais características que os oficiais devem possuir para desempenhar um bom trabalho no setor. Siga com a leitura e descubra se essa é a carreira certa para você. 

Concursos da polícia: os diferentes cargos disponíveis

Ser aprovado nos concursos da polícia não significa apenas atuar como agente e combater a criminalidade nas ruas. Na verdade, existe uma grande variedade de cargos para os quais você pode se candidatar. O principais são:

  • delegado;
  • médico legista;
  • perito criminal;
  • escrivão;
  • investigador.

Concursos da polícia: aptidão física e psicológica

Dependendo do cargo pretendido, você terá maior ou menor contato com situações de crime, suspeitos e prisões. Contudo, isso não significa que a preparação para entrar na área policial seja diferente entre os candidatos. Na verdade, todos precisam passar por testes de aptidão física e psicológica. 

Sendo assim, você não pode ser uma pessoa sedentária e nem apresentar problemas mentais de nível mais grave, pois acabará reprovado nos exames ou no curso preparatório. 

Concursos da polícia: perfil do candidato 

As provas avaliam a sua capacidade para assumir algum cargo policial. Contudo, é importante observar o perfil comportamental que você mesmo possui, analisando se conseguirá lidar com a pressão que o setor exige. A seguir, listamos seis características que são essenciais para quem deseja atuar na polícia.  

Controle emocional 

Enfrentar cenas de crime, lidar com suspeitos agressivos, ter contato com a situação fragilizada das vítimas: tudo isso mexe com o lado emocional de muitas pessoas. O que pode gerar ansiedade, depressão ou outros problemas. Desse modo, é importante que você tenha um bom controle sobre as suas próprias emoções para lidar com as diferentes situações que apareçam. 

Capacidade de liderança

Você deve ser proativo e capaz de agir rapidamente em momentos de crise, conduzindo seus colegas e os cidadãos em geral a uma situação de segurança. 

Bom relacionamento interpessoal

Por lidar com pessoas de diferentes tipos e em diferentes circunstâncias, é necessário que você saiba conversar, resolver conflitos e trabalhar em equipe. 

Resiliência

Você também precisa saber lidar com frustrações sem se deixar abater, pois nem sempre as situações são solucionadas da forma como esperamos. E, na polícia, isso se torna ainda mais intenso. Afinal, é possível ter que lidar com uma morte inesperada, um criminoso que acabou sendo inocentado etc. 

Flexibilidade 

Dentro das unidades policiais, o trabalho é puxado e não será incomum que você precise fazer muita hora extra, lidar com chamadas de emergência e situações inesperadas. Então, ter flexibilidade para adequar-se a essa falta de rotina é importante. 

Fora isso, a flexibilidade também é exigida no que se refere à postura. Ou seja, você precisa ter a capacidade de analisar as diferentes situações que vivencia, ajustando sua forma de agir a cada uma deles. Claro, sem comprometer a conduta oficial.

Como deu para notar, não é todo mundo que se adéqua à carreira dentro da polícia. Afinal de contas, o trabalho é desgastante, oferece riscos à integridade física do profissional, além de ter um forte impacto na sociedade. Por isso mesmo, é importante ter a maioria das características que listamos ao longo do texto para conseguir atuar bem na área. 

Caso tenha gostado do post, compartilhe-o com outras pessoas que também desejam participar de concursos da polícia. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *