Concurso público vale a pena: entenda as vantagens e desvantagens

Concurso público vale a pena: entenda as vantagens e desvantagens

Será que fazer concurso público vale a pena? Caso essa pergunta fique martelando em sua cabeça de forma regular, não deixe de conferir o conteúdo deste artigo. 

Ao longo do texto, vamos apresentar o que tem de tão positivo assim na carreira pública que leva milhares de pessoas todos os anos a fazer provas cansativas e estudar com afinco. Porém, também vamos mostrar o lado não tão bom assim de trabalhar na área. Desse modo, você poderá julgar por si mesmo se é vantajoso entrar na vida dos concursos. Siga com a gente!

Concurso público vale a pena? Analisando as vantagens

A seguir, listamos as cinco principais vantagens que transformam os cargos públicos no sonho de muita gente. 

Estabilidade no emprego

Este é, talvez, o principal benefício da maioria dos concursos. Afinal, os servidores têm direito à estabilidade, ou seja, possuem garantia de permanência no trabalho, independentemente do cenário político ou econômico do país. Isso ocorre, em geral, depois do estágio probatório, que tem duração média de três anos. 

Em tempos de crise e de demissões frequentes, a estabilidade no emprego é, de fato, uma vitória. 

Altos salários

Isso não é regra para todos os concursos, porém a grande maioria possui salários acima da média de mercado. Principalmente para pessoas que possuem apenas o segundo grau completo. E, além do salário base, é possível acrescentar gratificações, promoções e progressão que aumentam o que será pago no final do mês. 

Pouca necessidade de experiência prévia

Enquanto na iniciativa privada é extremamente comum a solicitação de experiência para qualquer tipo de cargo, em grande parte dos concursos, isso não ocorre. Na verdade, são poucos os que pedem alguma experiência. Sendo assim, basta apenas ser aprovado no concurso para assumir o cargo. 

Facilidades financeiras

Empréstimos com juros mais baixos, cartões de crédito sem anuidade, descontos em alguns setores: tudo isso são facilidades financeiras que os servidores públicos conseguem sem dificuldade. 

Maior tempo livre

Grande parte dos órgãos públicos não funciona durante feriados, nem aos finais de semana. Além disso, oferecem férias garantidas e licença maternidade estendida por até seis meses. Ou seja, isso significa mais tranquilidade e tempo livre para passar ao lado da família. 

Concurso público vale a pena? Analisando as desvantagens

Analisando apenas as vantagens, dá para entender por que grande parte das pessoas acha que concurso público vale a pena, não é mesmo? Porém, nem tudo é assim tão incrível e existem alguns inconvenientes envolvendo o setor. 

Alta concorrência para conseguir uma vaga

É preciso muita dedicação para conseguir uma vaga no setor público, afinal a concorrência é enorme. Muitas vezes, existem centenas de candidatos para apenas uma vaga. Sendo assim, o caminho não é fácil e você precisa ter resiliência para ser aprovado. 

Poucas chances de crescimento profissional

Apesar das regras de promoção e progressão específicas de cada cargo público, você não poderá mais crescer dentro do setor depois de um tempo. Isso acaba gerando uma estagnação e pode frustrar determinados profissionais. Até porque, na iniciativa privada, não existe um limite para quem quer se desenvolver.  

Muita burocracia

Todos os processos dentro do setor público precisam seguir regras específicas, gerar relatórios e passar por linhas hierárquicas rígidas. Essa burocracia pode desmotivar quem está acostumado à celeridade do setor privado. 

Concurso público vale a pena? Analisando o seu perfil

Depois de observar todas as vantagens e desvantagens que envolvem os concursos, você deve analisar qual o seu perfil profissional. Reflita sobre seus objetivos, sua área de atuação e pense em como quer estar daqui a alguns anos. 

Tendo todas essas questões em mente, será bem mais simples verificar o que pesa mais em sua vida: se são os pontos positivos ou aqueles não assim tão interessantes. A partir daí, é só fazer a sua escolha. 

E então, você acha que concurso público vale a pena? Conte para a gente a sua opinião aqui nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *