Concurso para professor: como se preparar para a prova

concurso para professor

Concurso para professor, seja para ensino superior ou educação básica, é tão exigente quanto qualquer outra seleção. Por isso, preparar-se da maneira adequada é essencial para garantir um bom desempenho.

Assim, além da preparação acadêmica, muitas vezes necessitando de mestrado ou doutorado, é importante focar na seleção pública. Por isso, neste artigo, apresentaremos algumas dicas de como você pode fazer isso da melhor maneira possível. Venha com a gente.

A preparação de um concurso para professor

Todo concursando sabe que é indispensável estudar com antecedência para um concurso público. Então, nada de pegar no livro apenas quando o edital da seleção for publicado, pois isso lhe dará somente entre dois e quatro meses de estudo. O ideal, nesses casos, é trabalhar com uma rotina de aprendizagem um ano antes, pelo menos.

Para tal, três pontos são fundamentais e estão detalhados a seguir.

1. Procure por editais anteriores

Busque as últimas seleções que foram feita nas instituições que deseja ensinar ou abertas pela secretaria de educação.

A partir daí, analise as disciplinas cobradas, as etapas da seleção, a quantidade de questões de cada prova etc. Isso dará a você um bom direcionado de como será o próximo concurso. Afinal de contas, poucas coisas mudam entre um certame e outro.

2. Crie um ciclo de estudos

O ciclo de estudo é uma forma de organizar seu processo de estudos. Para montá-lo, você deve analisar quantas horas tem disponíveis durante o dia. Feito isso, deve encaixar as principais disciplinas cobradas no edital da seleção (use como base os concursos passados). Então, é só começar a estudar.

 À medida que for concluindo as primeiras matérias, acrescente mais algumas e recomece o ciclo. Faça esse processo até que tenha abarcado todo o conteúdo cobrado.

Aqui, também vale a pena buscar por provas anteriores e realizá-las. Isso vai ajudar a fixar os conteúdos e maximizar seu aprendizado, oferecendo um estudo de qualidade.

3. Busque informações sobre a banca

Cada banca de concurso possui uma abordagem própria. Algumas realizam questões bem objetivas, outras gostam de colocar muito texto nos enunciados etc. Dessa maneira, entender os detalhes de cada organizadora ajuda você a fazer provas cada vez melhor.

Então, saiba qual a banca que, geralmente, é responsável pelos concursos que está buscando e monte seu ciclo de estudos com base nela.

O momento da apresentação da pesquisa ou da aula

Os concursos para nível superior, em geral, possuem também uma etapa prática. Assim, todos os candidatos aprovados na prova teórica precisam montar uma apresentação para a banca examinadora. O conteúdo aqui varia a depender do edital, sendo geralmente um projeto de pesquisa ou de aula.

Essa  etapa é eliminatória, por isso você deve estar bem preparado para enfrentá-la. Então, monte com antecedência o que irá apresentar, antes mesmo de ter a nota da prova em mãos. Além do mais, treine seu discurso em casa. Você pode se gravar para verificar o que precisa ser melhorado ou fazer a apresentação para algum parente ou amigo.

Bem, como vimos ao longo do artigo, cada detalhe conta na hora de se preparar para um  concurso para professor. Então, estude com antecedência, pois cada ponto conquistado fará a diferença na hora de conseguir o emprego que deseja.

Conhece outras dicas para se preparar para concursos? Compartilhe conosco nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *