Concurso do Depen: o que você deve saber para ser aprovado?

concurso do depen

Você sabe como funciona o concurso do Depen? Ao longo do texto, vamos apresentar informações essenciais que todo candidato precisa ter conhecimento para se sair bem nas provas. Dessa maneira, caso deseje atuar no Departamento Penitenciário Nacional, siga com a leitura agora mesmo.

Quais são as etapas do concurso do Depen

Para ter um bom resultado no concurso, é necessário, antes de qualquer coisa entender quais etapas você terá que enfrentar. Afinal, o Depen não cobra apenas a tradicional prova objetiva. O candidato que deseja trabalhar no órgão deve enfrentar diversas fases até, de fato, ser aprovado.

As provas objetivas e discursivas

De caráter eliminatório e classificatório, as provas representam o primeiro “obstáculo” que você precisa superar. De acordo com o último edital publicado (junho de 2020), a avaliação objetiva é composta por 120 questões, divididas em conhecimentos básicos, específicos e complementares.

No caso do teste discursivo, ele é uma redação de estilo dissertativo, precisa ser escrito à mão e ter, no máximo, 30 linhas.

O exame de aptidão física

Você só fará o exame de aptidão caso tenha sido aprovado na etapa anterior. O objetivo aqui é analisar se os candidatos têm condicionamento físico para trabalhar no Depen. Desse modo, é uma fase também de caráter eliminatório. Por conta disso, realize um treinamento físico intenso durante seus meses de preparação.

As avaliações de saúde e psicológica

Estas avaliações também são eliminatórias e consistem em testes médicos e exames laboratoriais. Para realizar o procedimento de saúde, você precisa ter sido aprovado no teste de aptidão. E, para fazer o exame psicológico precisa ter sido considerado apto em termos de saúde.  

A investigação social

Finalizando a primeira etapa do concurso do Depen, temos a investigação social. Ela nada mais é do que uma análise aprofundada sobre a vida de cada candidato para verificar sua conduta moral. No final do processo, a pessoa é tida como recomendada para a função ou não recomendada.  

O curso de formação profissional

Quem consegue vencer todas as fases anteriores, tem a tendência de comemorar e considerar-se aprovado. Isso é um grande erro, pois você ainda precisa enfrentar o curso de formação. Este é uma espécie de treinamento, que contém provas teóricas e atividades práticas.

Para ser aprovado no curso, é necessário garantir uma nota final igual ou superior a 7. Somente depois desse resultado é que sua maratona termina. Então, basta esperar pela posse.

As disciplinas cobradas no concurso do Depen

Conhecer quais são as etapas do concurso do Depen é essencial para quem está em busca da aprovação. Todavia, não é o suficiente para ter um bom resultado. Até porque, antes de qualquer coisa, você precisa se dar bem nas avaliações teóricas. Dessa maneira, estude muito o conteúdo cobrado pelo edital.

A cada concurso, a lista das disciplinas varia um pouco, mas a grande maioria do conteúdo permanece igual. A seguir, apresentamos os tópicos gerais que são cobrados. Lembre-se que a quantidade de matérias que você terá de estudar dependente do cargo escolhido.

Conhecimentos básicos

  • língua portuguesa;
  • ética no serviço público;
  • noções de direito administrativo;
  • noções de direitos humanos e participação social;
  • atualidades;
  • noções de direito constitucional;
  • raciocínio lógico;
  • informática.

Conhecimentos complementares

  • execução penal;
  • Departamento Penitenciário Nacional.

Conhecimentos específicos

  • direito processual penal;
  • direitos humanos e participação social;
  • direito administrativo;
  • direito penal;
  • conteúdos específicos da sua área de atuação (medicina, odontologia, psicologia, serviço social etc.)
  • direito constitucional;

O concurso do Depen, como deu para notar, possui muito detalhes, o que torna o processo de aprovação bem difícil. Porém, ao conhecer em profundidade o que apresentamos neste artigo, você evitará surpresas no meio do percurso. Consequentemente, terá muito mais segurança para enfrentar todo o processo.  

Caso queira uma ajuda extra para realizar seu sonho, confira agora nosso curso online totalmente dedicado ao Depen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *