Concurso de nível médio ou superior: qual a melhor escolha

concurso de nível médio ou superior

Você está em busca de um cargo público, certo? Porém, é melhor investir em concurso de nível médio ou superior? Essa é uma dúvida que muitos candidatos possuem e pode atrapalhar bastante o processo de preparação. Além do mais, a escolha errada pode fazê-lo perder uma grande oportunidade de se tornar servidor do estado.

Sendo assim, no artigo de hoje, vamos apresentar as principais diferenças entre os concursos de nível médio e aqueles de nível superior. Assim, você terá condições de avaliar o que melhor se encaixa com os seus objetivos. Aproveite e boa leitura!

Como escolher entre um concurso de nível médio ou superior

No Brasil, abrem diversos editais de concursos públicos a cada ano. Muitos deles possuem exigências e conteúdos programáticos completamente diferentes. Além do mais, exigem níveis de formação específicos. Isso significa que não dá para se preparar para todos ao mesmo tempo. É preciso ter um foco e dedicar-se a ele ao longo da sua trajetória.

A grande maioria dos candidatos busca pelas vagas de nível médio, pois oferecem bons salários e poucos pré-requisitos. Porém, as vagas de ensino superior são ótimas opções para quem já possui graduação completa e, várias vezes, têm uma menor concorrência do que aquelas outras.

Vantagens e desvantagens de um concurso de nível médio

Um concurso de nível médio é uma opção mais atraente para quem tem urgência de estabilidade financeira. Afinal, pedem menor tempo de formação acadêmica (sua principal vantagem) e parecem ser mais simples em termos de estrutura. Esta, porém, não é uma verdade absoluta.

Para ser sincero, existem testes de nível médio que, dentro da proposta, contêm perguntas mais difíceis do que os concurso avançados. Portanto, é preciso muito preparo para realizar uma boa prova. Isso significa fazer pesquisas de materiais, escolher bons cursos online ou preparatórios presenciais e realizar muitas revisões e simulados.

Porém, a principal desvantagem dos concursos de nível médio é a sua alta concorrência, o que exige uma prova praticamente perfeita.

Vantagens e desvantagens de um concurso de nível superior

Concursos que exigem ensino superior são perfeitos para os candidatos que buscam um cargo com maior retorno financeiro e em nível de chefia.  Além disso, eles oferecem uma chance mais rápida de nomeação, pois a concorrência não é tão alta quanto nos editais que voltados apenas para o 2º.

Uma grande desvantagem do concurso de nível superior, porém, é a amplitude e a profundidade dos materiais a serem estudados. Enquanto que em um nível médio o tempo de preparação necessário é de um ano a um ano e meio, no outro pode chegar até a três anos e meio.

Ainda que o cargo compense, é preciso pensar com muito cuidado se seu objetivo é realmente esse.  afinal, a quantidade de exigências será equivalente aos benefícios e às possibilidades que se pode obter através do certame.

Como estudar para concurso de nível médio ou superior

Procurar por provas já realizadas é o primeiro passo para criar uma rotina de estudos de qualidade. Isso porque elas funcionam como guias e irão direcionar o foco do seu processo de aprendizado.

Vale ressaltar que, para obter qualidade durante seu período de preparação, não é preciso dedicar-se 8 ou 9 horas por dia. Três horas já são suficientes, desde que se concentre e absorva cada detalhe da fonte de informação.

Se estiver tendo dificuldades para encontrar bons materiais, sempre é possível ir até fóruns na internet e perguntar para outras pessoas. Você também pode entrar em grupos do Facebook voltados para concursos e conversar com vários candidatos. Além disso, existem diversos vídeos no YouTube que podem responder às suas perguntas.

Com tudo o que apresentamos até aqui, temos certeza que você vai escolher um bom caminho dentro do setor público, independentemente de optar por um concurso de nível médio ou superior.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *