Concurso da Polícia Militar: quais as vantagens de estudar para a área

concurso da polícia militar

Você está interessado no concurso da Polícia Militar, mas ainda não tem certeza se essa é a melhor área para se dedicar? Bem, ao longo do artigo de hoje, vamos apresentar as principais vantagens de atuar no órgão. Ou seja, é uma ótima oportunidade para conferir os benefícios que o setor oferece e, assim, verificar se vale a pena seguir estudando para esse tipo de certame. Boa leitura!

O concurso da Polícia Militar oferece bons salários

De forma geral, a remuneração dos policiais fica na faixa dos R$ 3 mil. O que é bem interessante, principalmente porque o cargo exige apenas nível médio. Além do valor padrão, os servidores têm acesso a férias, 13º salário, licença prêmio, abono permanência e outras indenizações e bonificações.

O servidor pode crescer dentro da corporação

Assim que é aprovado no concurso da Polícia Militar, você entra em um cargo específico para o qual fez a prova. Contudo, depois de estar dentro da corporação é possível realizar testes internos para evoluir na carreira. Dessa forma, você pode conseguir posições melhores, bem como remunerações mais altas.

As vagas do concurso da Polícia Militar são muitas e abrem com frequência

Regularmente, estão sendo liberados novos editais para a Polícia Militar nos mais diversos estados do Brasil. Ou seja, esse é um concurso que ocorre frequentemente, o que aumenta suas chances de ser aprovado. Afinal de contas, é possível realizar as provas sempre que surgirem e melhorar seu desempenho a cada exame.

Além do mais, sempre são disponibilizadas muitas vagas a cada edital, geralmente englobando milhares de selecionados.

O cargo oferece estabilidade no emprego

Depois que um policial ou outro servidor é admitido em um concurso da Polícia Militar, ele passa por um período de estágio probatório e, em seguida, consegue estabilidade. Isso significa que só será demitido em casos muito específicos e apenas depois da abertura de um processo administrativo.

O concurso da Polícia Militar exige apenas nível médio

Como mencionamos anteriormente, o cargo de policial exige do candidato apenas a conclusão do Ensino Médio. Isso abre oportunidades para milhares de pessoas que buscam um bom emprego, mas não conseguiram se especializar muito nos estudos.

Porém, não se esqueça que existem várias funções dentro da corporação, como escrivão, perito etc. que acabam exigindo uma qualificação maior.

O servidores aprovados podem atuar em diferentes programas e setores

Depois de aprovados no concurso, os policiais militares podem trabalhar em programas específicos dentro da corporação, como Radiopatrulha, Forças Táticas, Policiamento no Trânsito e Policiamento Escolar. Esse direcionamento será feito de acordo com o perfil de cada pessoa.

Além do mais, como explicamos no tópico anterior, você não precisa atuar apenas como policial. Existem vários concursos voltados para outras funções e setores, inclusive alguns destinados à área administrativa.

Como deu para notar, há diferentes vantagens em ser aprovado no concurso da Polícia Militar. Dessa maneira, se tiver perfil para atuar na área, não deixe de fazer a prova para conseguir uma vaga na corporação. Acreditamos que você não vai se arrepender.

Caso queira ver outros conteúdos sobre concursos policiais aqui no site, escreva sua sugestão nos comentários. Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *