Concurso da Polícia Civil: áreas de carreira e estrutura da prova

Você está interessado em fazer o concurso da Polícia Civil? Então, que tal conhecer quais são os cargos disponíveis nessa área? Afinal de contas, as provas não são apenas para quem quer atuar como agente nas ruas. Na verdade, existe uma variedade grande de carreiras que é possível seguir dentro do setor e hoje vamos apresentá-las para você. 

Ao longo do texto, também falaremos da estrutura da prova e das etapas que você deve enfrentar até o momento da aprovação. Siga com a leitura. 

Concurso da Polícia Civil: as principais vagas

Em geral, os concursos policiais oferecem vagas para nove cargos diferentes. Alguns deles são na área de segurança, outros no setor médico e há também oportunidades para o administrativo. 

Agente

O agente é o policial. É ele que presta apoio inicial  a vítimas, que prende suspeitos e participa de operações ostensivas. 

Delegado

O delegado é o responsável gerir as operações em uma unidade da polícia. Isso significa que ele vai cuidar tanto de questões práticas do serviço, lidando com criminosos e suspeitos, quanto com questões administrativas. 

Médico legista

O médico legista precisa, claro, ter formação em medicina. É ele que vai fazer a perícia em cadáveres ou nas vítimas de algum crime. Seu objetivo é identificar a causa da morte ou das lesões sofridas pelas pessoas. 

Perito

O perito é o profissional que cuida dos detalhes das operações policiais. Ou seja, ele vai analisar as cenas dos crimes, verificar qual foi a rota do disparo de uma bala, observar se um documento é falso, entre outras coisas. 

Escrivão

O escrivão atua na área administrativa da polícia. Sendo assim, ele cuida da expedição de certidões, intimações e requerimentos, bem como mantém em ordem os processos burocráticos da unidade. 

Investigador

O papel do investigador é analisar os crimes ou infrações cometidas. Para isso, ele precisa buscar informações sobre as vítimas, procurar testemunhas e apurar informações. Também é o responsável por cumprir mandados de busca e apreensão. 

Odontolegista

O odontolegista trabalha de forma similar ao médico legista só que cuidando, especificamente, da arcada dentária dos pacientes. Sua função é analisar e fazer identificações em vítimas de morte súbita, violenta ou em que apresentam estado avançado de decomposição. 

Papiloscopista

Apesar do nome estranho, a função do papiloscopista não é difícil de entender. Ele é o profissional que analisa dados e identifica pessoas com base nas impressões digitais.

Concurso da Polícia Civil: a estrutura da prova

Agora que já sabe quais são áreas de carreiras disponíveis no concurso da Polícia Civil, vamos conversar rapidamente sobre as provas. 

A primeira coisa que você precisa saber é que elas são divididas em etapas teóricas e práticas, e isso vale para todos os cargos. A segunda é que os detalhes do exame variam de acordo com o edital e o estado que abriu a chamada. Contudo, de forma geral, o concurso é dividido em quatro etapas, como apresentamos abaixo. 

1ª etapa

É a prova clássica, composta por questões objetivas que seguem os conteúdos listados no certame. Esta é uma etapa eliminatória. 

2ª etapa 

A segunda etapa também é uma prova teórica, mas com questões discursivas e com redação, em alguns casos. Ela também é eliminatória, porém é exigida apenas para alguns cargos, como o de delegado. 

3ª etapa 

É a etapa prática em que são realizados os testes de capacidade física, os exames psicotécnicos e médicos. 

4ª etapa

É um curso de formação profissional feito apenas pelos candidatos aprovados nas etapas anteriores. Tem duração média de seis meses e é ministrado pela Escola de Polícia Civil. 

Como deu para notar, existem oportunidades diversas nos concursos da Polícia Civil. Porém, para ser aprovado nos exames é necessário muita dedicação, já que as etapas são desgastantes e concorridas. Então, prepare-se ao máximo e não desista dos seus sonhos. 

Tem mais alguma dúvida sobre o concurso da Polícia Civil? Pergunte aqui nos comentário que vamos respondê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *