Como funciona a prova física da Polícia Civil?

Você está pensando em fazer concurso para a Polícia Civil? Bem, nesse caso, já deve saber que os exames não contam apenas com a etapa teórica, baseada em questões objetivas e dissertativas, certo? De fato, para ser aprovado, os candidatos precisam passar pela prova física da Polícia Civil, uma etapa bastante temida. Mas, e você, sabe como ela funciona? 

Ao longo do artigo, vamos explicar quais são os exercícios cobrados no exame, quais as diferenças dos testes para homens e mulheres, entre outras coisas. Por isso, não saia daí e tire todas as suas dúvidas. 

Qual a função da prova física da Polícia Civil?

A prova ou o teste de aptidão física tem como objetivo avaliar se o candidato tem condições de desempenhar funções típicas do setor policial. Afinal, essa é uma área que lida com riscos extras e exige um bom condicionamento físico dos profissionais. 

Quem precisa fazer a prova?

A prova física tem caráter eliminatório e é realizada apenas para os candidatos aprovados nas etapas anteriores do concurso. Ou seja, nas provas objetivas e nos testes psicológicos. 

Em regra, a avaliação prática deve ser aplicada apenas aos cargos da Polícia Civil que exigem condicionamento físico adequado para a função. Algo que deve estar registrado em lei. Porém, é possível certames que fazem tal exigência para cargos mais burocráticos, como escrivão e papiloscopista. No entanto, isso é algo que pode ser contestado pelo candidato. 

As diferenças da prova física da Polícia Civil para homens e mulheres

O teste de aptidão física tem exigências diferentes para homens e mulheres. Isso ocorre não por uma questão de discriminação, mas por fatores orgânicos. Afinal, os corpos e os hormônios de ambos os sexos não são iguais, o que gera desempenhos variado nas provas. Tendo isso em mente, as cobranças também são diferentes na hora dos exercícios. 

Quais as etapas da prova física da Polícia Civil?

As etapas da prova podem divergir de acordo com o edital. Porém, de modo geral, elas são divididas em quatro tipos básicos de exercício. 

Barra fixa

No caso dos homens, é preciso levantar o corpo, fazendo o queixo ultrapassar o nível da barra, e retornar à posição inicial, pelo menos duas vezes seguidas. Para as mulheres, a regra é permanecer na posição elevada por, pelo menos, cinco segundos. Em alguns concursos, a candidata já é colocada na posição, precisando apenas se segurar. Em outros, ela mesma deve elevar o corpo. 

Flexão de braço

Homens e mulheres fazem a mesma quantidade de flexões: 20 movimentos dentro de 60 segundos. O que muda é a forma que a flexão é realizada. Os homens precisam manter as mãos espalmadas no chão e as pernas retas elevando o corpo. Já as mulheres podem apoiar o joelho no chão para realizar a série.

Abdominal

O teste de abdominal é igual para ambos os sexos. Assim, os candidatos precisam ficar deitados, com os joelhos flexionados, pés fixos no chão e as mãos entrelaçadas na nuca. Na hora do movimento, é necessário que os cotovelos ultrapassem os joelhos. A série é composta por 20 execuções durante 60 segundos. 

Corrida

Em geral, a corrida cobrada nas provas é de resistência e precisa ser feita dentro do prazo de 12 minutos. No caso dos homens, o caminho percorrido é 2.400 metros. Para as mulheres, o extensão é um pouco menor, alcançando 2.000 metros. 

Agora você já conhece as principais informações sobre a prova física da Polícia Civil. Desse modo, será bem mais fácil se preparar para essa etapa do concurso e, assim, conseguir a tão sonhada aprovação, não é mesmo? 

Ah, conte para a gente o que achou dos exercícios propostos para o teste e qual deles acredita que será mais complicado de fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *