Branco na hora da prova do concurso: por que ocorre e como evitar

Você já teve branco na hora da prova? Essa é uma situação temida por muito concursandos. Afinal de contas, imagine estudar muito para um teste, saber do conteúdo, mas não lembrar da resposta no momento da avaliação. A sensação é frustrante, mas ocorre com muita gente. 

Então, que tal entender melhor como o tal branco aparece e o que fazer para evitá-lo nos concursos? É sobre isso que vamos conversar no artigo. Siga com a leitura!

O que é o branco na hora da prova?

Ter um branco é esquecer momentaneamente um assunto que você domina, o que é diferente de não lembrar de jeito nenhum de algo. Portanto, não confunda uma fixação de conteúdo pouco eficiente durante os estudos com o famoso branco. 

Quais são as causas do branco na hora da prova?

Existem vários fatores que podem desencadear lapsos de memória e citamos os principais deles logo abaixo.

Ansiedade

A ansiedade libera mais cortisol no organismo e esse hormônio está associado a problemas de memória. 

Sono

Quando você dorme mal, o cérebro não consegue processar adequadamente as informações adquiridas durante o dia. Isso pode afetar a memória recente. 

Uso constante de café ou energético

O uso excessiva de substâncias contendo cafeína ou de bebidas energéticas atrapalha a concentração em longo prazo e influi na memória, podendo causar esquecimentos repentinos. 

Esforço mental intenso

Quando você força muito seu cérebro, ele pode desencadear uma estafa mental. Isso gera sintomas como insônia, irritabilidade, desânimo e, entre outras coisas, falha na memória. 

O que fazer para evitar o branco na hora da prova

Agora que você já sabe os fatores que podem desencadear o branco na hora da prova, é importante evitar cada uma dessas práticas na sua rotina. Além disso, seguir as dicas abaixo também é muito produtivo.

Cuidar da saúde física

Faça exercícios físicos regulares, pois eles ajudam na liberação de endorfina, proporcionando bem-estar e diminuindo a ansiedade. Também, cuide do seu sono, criando uma rotina para manter um tempo de descanso adequado diariamente. 

Seguir um bom cronograma de estudos

Quando você tem um bom cronograma de estudos, consegue aprender melhor os conteúdo e sentir-se mais seguro. Isso faz com que o conhecimento se solidifique e você passa a ter mais tranquilidade na hora da prova. Assim, o nervosismo diminui, bem com as chances do branco aparecer. 

Tirar alguns minutos para relaxar durante a prova

Para não forçar demais a mente durante a prova, reserve alguns minutos para descansar. Você pode ir ao banheiro lavar o rosto, ficar de cabeça baixa na mesa ou parar apenas para comer o lanche que levou. 

Pular as questões das quais não lembra

Caso não lembre da resposta de alguma questão e sinta que a informação está “na ponta da língua”, não insista em desbloquear esse dado. Apenas pule a questão e continue fazendo a prova. A chance da informação aparecer quando você estiver no meio de outra pergunta é grande, a tensão inicial terá diminuído.  

Bem, diante de tudo o que explicamos, fica claro que o branco na hora da prova representa um esquecimento passageiro. Então, nada de entrar em desespero caso ele ocorra, apenas se acalme e a informação bloqueada tende a aparecer depois de alguns minutos. Porém, para evitar o problema, siga as dicas que apresentamos ao longo do texto e cuide da sua rotina. 

Gostou do texto? Então, compartilhe-o nas redes sociais e ajude outras pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *