6 dicas infalíveis para acordar cedo para estudar. Veja agora!

Imagine a seguinte cena: você resolve acordar cedo para estudar, ajusta a hora do despertador e, quando ele toca, levanta, vai para a escrivaninha e tem um dia de aprendizagem bastante produtivo. Parece um ótimo plano, certo? Porém, quantas vezes você já não tentou fazer isso, mas a preguiça falou mais alto?  

Muita gente tem dificuldade em acordar cedo. Contudo, às vezes, esse é o melhor ou o único horário que as pessoas têm disponível para se preparar para os concursos públicos. Caso seja o seu caso, o que fazer para vencer a vontade de ficar na cama mais cinco minutos e começar já a sua rotina de estudos? É sobre isso que vamos conversar no artigo de hoje. Siga acompanhando. 

Por que acordar cedo para estudar?

Existem diversos benefícios de acordar cedo para estudar, entre eles podemos citar:

  • aumento da produtividade, sendo possível dividir melhor as atividades ao longo do tempo;
  • mais tranquilidade para aprender, pois, no início da manhã, a maioria das pessoas ainda está dormindo;
  • melhora na saúde, já que, de acordo com um estudo norte americano do National Center for Biotechnology Information, pessoas com hábitos noturnos têm até três vezes mais chances de desenvolver depressão. 

Como acordar cedo para estudar?

A seguir, estão as dicas que você tanto busca para melhorar sua produtividade durante as primeiras horas da manhã.

1. Observe o ciclo do sono

Mais do que levar em conta a quantidade de horas que você dorme, é preciso analisar o ciclo do sono. Ou seja, o período de tempo em que seu corpo passa pelas fases leve, profunda e de sono REM. 

Em diversas pesquisas, concluiu-se que cada ciclo dura cerca de 90 minutos e acordar antes desse período é sinônimo de cansaço excessivo. Durante a noite, passamos por diversos ciclos, por isso programe o despertador para tocar levando esses dados em consideração. 

2. Crie uma rotina para a hora de dormir

Dormir bem é essencial para acordar disposto. Então, crie uma rotina todas as noites antes de se deitar. Isso vai ajudar seu corpo a relaxar e pegar no sono mais facilmente.  Aqui, vale a pena sempre tomar um banho e ler um livro ou ouvir música, por exemplo. 

3. Cuide da sua alimentação

Escolha consumir alimentos leves à noite para ter um sono mais tranquilo e conseguir descansar bem. Desse modo, fica mais fácil acordar cedo para estudar no dia seguinte. Sendo assim, fujas das massas, do chocolate, dos bolos recheados e coisas parecidas. Ao contrário, dê preferência para a ingestão de frutas, chás, sanduíche natural, leite, peixes e iogurte. 

4. Crie um ambiente positivo na hora de levantar

Você pode colar mensagens otimistas no quarto, colocar uma música tranquila no despertador ou tomar um café da manhã bem saboroso. O importante é que os estímulos nesse momento do dia sejam os melhores possíveis. 

5. Desenvolva um sistema de recompensas

Para aumentar sua motivação de acordar cedo para estudar, estabeleça recompensas diárias para cada dia em que levantar na hora certa. Aqui, você pode comer seu doce favorito, ver dois capítulos de uma série ou fazer outra coisa que goste bastante. 

6. Mantenha suas metas visíveis

Uma hora ou outra, a preguiça vai aparecer e, nesses momentos, é importante lembrar das suas metas. Então, escreva em locais visíveis por que você precisa levantar cedo. E não vale colocar apenas o desejo de ser aprovado no concurso público, mas sim o que essa conquista representa para você: independência, segurança, oportunidade de viajar para onde quiser etc. 

Bem, agora você já sabe o que fazer se quiser acordar cedo para estudar. As dicas que apresentamos ao longo do post são bem simples, mas bastante eficientes. Então, temos certeza que vão ajudá-lo nessa empreitada. 

Se tiver outra dica para quem deseja madrugar nos estudos, conte para a gente aqui nos comentários. Queremos ouvir você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *